As ciências da engenharia continuam desafiando a inteligência daqueles que têm a responsabilidade pela sua modernização e, principalmente, pelo seu uso como instrumento de certeza para materialização de objetivos. Atualmente os profissionais são vergonhosamente explorados pelo mercado com a complacência de dirigentes públicos e daqueles que deveriam zelar pelos profissionais.

PROBLEMAS
Um dos grandes problemas que os profissionais da engenharia enfrentam é o desprestígio através do aviltamento do salário, além do que lhe são entregues atribuições que não estão preparados para resolver, levando em consideração a quantidade de profissionais formados e que estão aceitando remunerações muito abaixo do mínimo preconizado na legislação pertinente. Recuperar a engenharia é uma atribuição dos engenheiros.

SANTANA
Está voltando ao noticiário o município de Santana e, principalmente, a sua sede. Lá, na sede, um projeto que poderia ser uma indicação que assegurasse a melhoria do sistema viário, se transformou em um problema, tal a forma utilizada e que levaram a decisões equivocadas, sem qualquer técnica, mas submissa ao limite de um recurso caro e mal planejado ou nada planejado. Mesmo agora, quando ainda se experimenta o impacto das obras, as reclamações são muitas.

SEM PRESPECTIVA
Continua sem perspectiva o futebol profissional no Estado do Amapá. Um calendário de brincadeira, não prepara administrativamente os clubes e, assim, não dá oportunidade para que os clubes mantenham um time. O resultado é um profissionalismo de arremedo, sem perspectiva, sem futuro e que serve apenas para mordomizar uma meia dúzia de oportunistas, sem qualquer crédito no mundo do futebol e tendo a certeza de que os times são meros amontoados de jogadores.

BEIRA-RIO
Os balaústres que servem de proteção para os visitantes e que emprestavam qualidade para o conjunto da obra em toda a orla de Macapá, desde o Araxá até o Jandiá, estão precisando de recuperação. A ferrugem está tomando conta de toda a extensão da proteção e, além do aspecto, há o risco de corte acidental nas emendas enferrujadas. Fazer igual ao que o município de Macapá fez nas pontes do canal das Pedrinhas é um bom exemplo.

BURACOS
A vida útil da maioria das vias de Macapá está no limite de exaustão ou dele já passou. O tapa-buraco, serviço que é realizado pela prefeitura de Macapá, já não atende às condições e não produz os efeitos de outros tempos. Com o pavimento comprometido, ruas como a Padre Júlio Maria Lombaerd precisam de recuperação do pavimento e troca total da capa, devido à indiscutível fadiga da massa asfáltica aplicada, tudo há mais de 10 anos.