Depois da maratona cívica do carnaval 2019 empreendida pelo senador, presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, do Democratas-Amapá, o presidente volta para Brasília levando uma lista de necessidades sobre as quais já havia se debruçado por ocasião da elaboração do Plano de Governo do qual constou uma série de obras estruturantes e que precisaram ser retomadas imediatamente e que estavam com os serviços paralisados.
O presidente do Congresso movimentou vereadores de todos os municípios, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado, todos os prefeitos municipais, o governador do Estado, os componentes da bancada federal em Brasília e ministros da República no sentido de mostrar as necessidades que o Amapá tem e, entre elas selecionar as consideradas prioritárias e viabilizar a sua execução.
Não consta da história política do Amapá uma ação tão objetiva, considerando a movimentação das peças certas para que o resultado esperado possa se tornar viável.
A empreitada foi um desafio, principalmente por acontecer em um período de festas, em que o costume da maioria é aproveitar para descansar, seja permanecendo em suas bases para ser visto, ou participando dos eventos sempre com boa frequência de eleitores – o alvo preferencial de qualquer um que dependa do voto popular para conquistar ou manter-se em cargos.
A presença dos ministros de Estado no Amapá demonstra a importância que o senador Davi, presidente do Congresso Nacional, tem hoje na engrenagem que movimenta o desenvolvimento do Brasil e o cuidado para que o Estado do Amapá não fique fora das medidas que podem mudar o rumo da seta que indica a melhoria da qualidade de vida da população.
Nenhuma dúvida restou para acreditar que o Amapá pode entrar na rota do desenvolvimento. Está muito claro que para isso acontecer torna-se indispensável a disponibilidade da força de trabalho instalada no estado e nos municípios, compreendam, participem e sejam os instrumentos da execução.
Sem essa disposição todo o prestígio e esforço político não serão transformados em resultados.