Durante a visita foram constados problemas que vão desde salas superlotadas até equipamentos obsoletos.
A Promotoria de Defesa da Educação (PJDE) do Ministério Público do Amapá (MP-AP), visitou no começo da semana a Escola Estadual Reinaldo Mauricio Golbert Damasceno, localizada na Cuba de Asfalto, Novo Buritizal, em Macapá.
A ação reuniu profissionais do educandário, representantes da comunidade escolar, pais, alunos e representantes de instituições responsáveis pela fiscalização da educação no Estado.
O titular da PJDE, promotor de justiça, Roberto Alvares, apresentou a proposta da ação, que objetiva, sair do gabinete e conhecer a realidade das escolas, bem como suas perspectivas e necessidades.
Na sequência, um ambiente de conversação foi organizado para que pais, comunidade escolar, profissionais da educação e demais instituições presentes, expusessem os problemas enfrentados no entorno da escola que atende alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e apresentou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 3,6, no ano de 2017, e tinha como meta 4,6.

Os problemas
O Laboratório de Informática sem computadores em funcionamento e máquinas obsoletas; salas de aulas sem climatização, apesar do calor excessivo nesses espaços; salas com goteiras, forro danificado e algumas com fezes de pombos; a quadra poliesportiva passou por manutenção após ficar um ano sem funcionamento, a partir de ações dos “Amigos da Escola” e de recursos destinados pela SEED através do Programa Escola Melhor-PROEM; superlotação nas salas de aula, sendo exemplificado que precisou ser agregada à biblioteca devido à necessidade de serem abertas novas turmas.

Os relatos
O Sr. Alex Sandro Chaves, “Amigo da Escola”, destacou a importância da presença da Promotoria nas Escolas e ressaltou que o projeto “Parceiros da Escola” visa juntar forças para que se consiga atender a escola com profissionais de todas as áreas, com intuito de dar uma atenção especial. “Sempre ouvi que o futuro está na escola e acredito nisso. Precisamos unir forças com a comunidade escolar para fazermos os trabalhos. Aproveito a oportunidade para convidar a todos a participar das ações e contribuir com a melhoria da educação”.
O Inspetor Rynaldo Cezar Figueira, Guarda Civil de Macapá, relatou a experiência com o projeto “Anjos da Guarda” que trabalha desde 2018 com os moradores do residencial Açucena. “É um projeto que busca parceiros para contribuir em diferentes ações, através de palestras sobre diferentes temáticas, tais como educação para o trânsito, educação ambiental, suicídio e outros. Além de que possui quatro núcleos subordinados à Guarda Civil”.
A mãe de aluno, Terezinha Matos, destacou ainda sobre a importância da participação efetiva dos pais na escola. “É necessário que nós, mães e pais, estejamos sempre acompanhando a educação para com nossos filhos, contribuindo com a escola e valorizando os professores. A educação é primordial na vida do ser humano”.
A escola desenvolve um projeto chamado “Espaço Ecológico Sustentável” que visa a educação ambiental, plantio de verduras, hortaliças e plantas medicinais. É um projeto de aprendizagem em que os alunos atuam diretamente. Inclusive, utilizam o que produziram para a complementação da merenda escolar.

Engajamento
Este ano, as ações do “Gabinete nas Escolas” ocorrem duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, sempre intercalando uma Escola Estadual e uma Escola Municipal. O objetivo é estar mais perto da comunidade escolar, conhecer os anseios e tomar as providências devidas.
“É importante fazermos o fortalecimento da gestão democrática. Temos de entender também que não é fácil gerenciar uma escola, mas quanto mais tivermos gente para colaborar conosco, mais fácil ficará. É necessário fortalecer ainda o Conselho Escolar, o Grêmio Estudantil e as Associações de Pais e Mestres, pois enquanto não tivermos essas formas de controle social, encontraremos sempre problemas a perder de vista. No mais, estamos em busca de uma educação de qualidade para todos”, ressaltou Roberto Alvares.