O reajuste dos aposentados do INNS pode ser de 4,2% em 2020, segundo estimativas apresentadas pela equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias. Nos últimos anos, aposentados que recebiam um salário mínimo tinham reajuste diferente daqueles que ganhavam mais. Para eles, o aumento anual considerava o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes mais a inflação do ano anterior, medida pelo INPC.

MASTER CHEF DO AMAPÁ
Estão abertas as inscrições para a quarta edição do concurso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá, que elegerá o melhor chef de cozinha do Estado. O tema este ano é “resgate cultural na culinária amapaense” e tem como inspiração a evolução da culinária local. O concurso ocorrerá no dia 1º de junho. Os interessados em participar devem cumprir requisitos e apresentar documentos até dia 10 de maio.

MACAPÁ HOTEL
O governo do Amapá recuou e, ao que tudo indica, não ocupará mais o prédio do Macapá Hotel com órgãos da administração estadual, como vinha afirmando durante a guerra judicial para reaver o imóvel. Agora, o cenário mais provável é o leilão. Dia 27 o Governo anunciou que estará avaliando as condições do prédio, o estado da mobília, das peças de decoração e das obras de arte que fazem parte do hotel.

NEFROLOGIA
A Nefrologia é uma unidade do HCAL destinada à realização de hemodiálise em pacientes eventuais ou permanentes. Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos em enfermagem, nutricionistas, e outros profissionais que se dedicam ao atendimento da crescente parcela da população que precisam de atendimentos específicos como dos rins, além de atender pacientes internados no próprio hospital com outras patologias além da deficiência no funcionamento dos rins.

RUÍDO NA COMUNICAÇÃO
Moradores do município de Oiapoque estão há mais de 20 dias sem sinal de internet e telefone das empresas TIM e Oi. A situação causa problemas a comerciantes e aos catraieiros. Procurada, a TIM informou que um problema no satélite causa a paralisação. Com relação à Oi, a Anatel garantiu que manteve contato com a empresa e que a linha já está normalizada. O mesmo problema se estende para o município de Calçoene.

QUADRIMESTRE
Terminados os primeiros 4 (quatro) messes do ano de 2019 e as mudanças esperadas na execução da governança do Estado não foram notadas, nem mesmo pelo mais atento observador da dinâmica experimentada pelo Governo. A manutenção do parcelamento do salário dos funcionários é a comprovação evidente deste fato, muito embora outros pontos em que o povo esperava melhorias, nada aconteceu. A expectativa é para a publicação do balanço do primeiro quadrimestre do ano.