Presidente do Senado abordou temas como a reforma da Previdência e o pacto federativo com autoridades e empresários. Viagem coincidiu com os 100 dias de Davi à frente do Senado.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, chegou a Nova York, nos Estados Unidos, no domingo, dia 12 onde participou de eventos com investidores e empresários. No dia 13, o presidente fez palestra para economistas e investidores em reunião promovida pelo Bank of America e a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos; no dia 14 de maio, juntou-se a outras autoridades brasileiras para falar no 9º Brazil and World Economy, organizado pelo BTG Pactual; e, no dia 15, participou do Lide Brazilian Investment Forum, onde tratou de “O desafio do Legislativo para a retomada do crescimento”.
O presidente do Senado apresentou as expectativas em torno da reforma da Previdência e do novo pacto federativo, que prometem aprimorar o ambiente econômico no país ao gerar mais recursos para União e entes federados. Segundo Davi, a nova Previdência e a descentralização do dinheiro arrecadado pelo governo federal serão capazes de dar tranquilidade e equilíbrio fiscal ao Brasil.
Para garantir agilidade à votação da reforma previdenciária, o presidente e os líderes partidários formaram uma comissão especial de senadores para acompanhar o debate na Câmara dos Deputados, onde tramita a PEC 6/2019. De lá, a matéria seguirá para o Senado.
A ideia da comissão paralela é que os senadores possam entender o texto e as mudanças sugeridas antes mesmo de chegar ao Senado.
O Senado também lidera uma série de encontros com os governadores brasileiros e faz a interlocução com o Executivo a fim de fechar uma pauta única em torno do novo pacto federativo.
100 dias na Presidência
A chegada de Davi Alcolumbre aos Estados Unidos coincidiu com os 100 dias no comando do Parlamento. Por meio do entendimento, Davi organizou a composição da Comissão Diretora para o biênio 2019-2020 com 11 partidos distintos e representantes das cinco regiões do país.
Iniciativas como essa buscaram unidade e diálogo entre os parlamentares durante os três primeiros meses de Davi à frente da presidência do Congresso Nacional, numa tentativa de pacificar as diferentes forças políticas que se revelaram no Senado após as eleições de 2018.
Lide Brazilian Investment Forum
Realizado anualmente em Nova Iorque, o fórum reúne empresários norte-americanos e brasileiros para gerar negócios e alavancar investimentos no Brasil. Neste ano, o evento acontece no dia 15 de maio.
O Lide (Grupo de Líderes Empresariais) foi fundado no Brasil, em 2003, e reúne executivos de diversos setores em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social.
O grupo conta com 33 unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética e competitiva globalmente.