A visita técnica foi feita pela Promotoria de Educação que está indo diretamente às escolas para certificar-se das condições oferecidas aos alunos e professores.
Na semana que passou a equipe da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (PJDE) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) visitou a Escola Estadual Gonçalves Dias.
A ação contou com a presença da comunidade escolar, bem como membros da Secretaria de Estado de Educação (SEED/AP), Policiamento Escolar (PM/AP) e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).
A Escola Estadual, que está situada na zona sul de Macapá, atende 945 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Em 2017, a instituição obteve nota 4.4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), quando a meta era de 5.1, o que levou a PJDE a realizar a ação Gabinete na Escola.
Foram pontuados problemas no educandário, como: carência de professores nas disciplinas de ciências e geografia; computadores com defeito no Laboratório de Informática (LIED); necessidade de mais cuidadores e auxiliares pedagógicos para alunos com necessidades especiais; falta de segurança e elevador desativado.
“Enfrentei problemas com o não funcionamento do elevador, pois meu filho necessitou da colaboração de servidores da escola para descer a escada. Gostaria de melhorias, para que não precisássemos mais passar por isso”, pontuou a mãe de aluno, Benta Pinheiro.

As respostas
A representante da Rede Física da SEED esclareceu que os elevadores e plataformas elevatórias não receberam formalmente documentações da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINF/AP), mas verificará o que estiver em sua competência para solucionar essa necessidade.
A SEED pontuou, ainda, que a mantenedora está realizando processo seletivo para a contratação de professor auxiliar e, tão logo seja finalizado, um profissional será encaminhado para a escola.
Ao final, o titular da Promotoria, promotor de Justiça Roberto Alvares, enfatizou o papel da PJDE nas saídas do gabinete para as escolas. “Nós estamos aqui, dentro de nossas funções, para oferecer auxílio para a população. Queremos contribuir para um sistema educacional cada vez melhor, com boas condições para os alunos e servidores”.

Os projetos
A escola desenvolve projetos para o incentivo da conscientização do voto com os alunos. “Emprestamos as urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fazermos eleições dos representantes de turmas na escola, assim como o vice. Afinal, aqui trabalhamos com a importância do valor democrático”, afirmou o diretor Celso Murici.

Engajamento
As ações do “Gabinete nas Escolas” ocorrem às segundas e quintas-feiras e têm como propósito conhecer a realidade educacional das escolas públicas da Comarca de Macapá, os projetos desenvolvidos e as principais dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar.