Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

A Política é a ciência da governança de um município, de um estado ou de um país. É também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.
O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar a população de um município, de um estado e de um país. A República, juntamente com a Monarquia são os chamados sistemas políticos tradicionais. Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas conforme a organização.
Num significado mais abrangente, o termo pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas, entre diversas pessoas, para atingir um objetivo em comum. A moderna política de trabalho de uma prefeitura é definida por referências gerais básicas como: visão, missão, valores e compromissos com a população.
Hoje administrar os interesses da população de uma cidade ou município requer mínimos conhecimentos e prática política para que os resultados apareçam. Doutra forma os problemas se agigantam e a administração sucumbe mesmo com o administrador se valendo de todos os recursos administrativos que puder ou estiver à sua disposição.
A população já percebeu isso. Os eleitores estão nesse caminho e já respondem de modo diferente do que respondiam na época do “voto de cabresto”, quando o “líder político” nem se ocupava com campanha, pois sabia que o voto vinha.
No momento, as profundas modificações que foram (e continuam sendo) feitas no processo eleitoral, seja com relação à campanha, seja com relação à compra do voto, estão dando os resultados.
O Município de Macapá, por exemplo, definiu a sua governança com radicais diferenças entre o modelo anterior, experimentado pelos dois prefeitos que antecederam o prefeito Clécio, e o prefeito Clécio. Este determinado a recuperar o prestígio da administração, a autoestima do funcionário municipal e aprimorar os gastos da receita pública, está construindo uma administração muito mais moderna, sem abrir mão da publicidade, da legalidade, impessoalidade, moralidade e da eficiência.
Os resultados são compreendidos e bem-vistos pela população. Ainda bem!