Este ano o período chuvoso foi mais prolongado do que nos outros anos. Em 2019, no decorrer do mês de julho, foram muitas as ocorrências de chuva só vistas durante os quatro primeiros meses do ano. A situação provocou atraso no trabalho de plantio dos agricultores da Região que, por outro lado viram a produção de frutos bem acima do esperado. No caso da melancia e do jerimum, por exemplo, além dos frutos serem mais pesados e apresentam um aspecto melhor, o que é bom para a comercialização.

SANEAMENTO BÁSICO
Aproximadamente 426 mil moradores da cidade de Macapá não tinham acesso à rede de esgoto em 2017, o que representa 89,8% da população da capital do Amapá naquele ano, segundo o Instituto Trata Brasil. O número de pessoas que também não tinham acesso à água tratada não foi nada bom, detalha a pesquisa: o serviço não é oferecido a 197 mil macapaenses, aproximadamente (58,5%) há 2 anos.

RANKING DO SANEAMENTO
O Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil é produzido com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2017. Os dados são divulgados todo ano pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que reúne todas as informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços de água e esgoto dessas cidades. Essa é, atualmente, a base de dados mais completa sobre o setor no Brasil, segundo o instituto.

CHUVA FORTE EM PEDRA BRANCA
As fortes chuvas registradas durante a madrugada de sexta-feira, dia 26, inundaram o balneário do município de Pedra Branca do Amapari, deixando casas alagadas. As famílias mais atingidas são as que moram na Rua São Cristóvão, no bairro Balneário, que fica a 150 metros do rio. Segundo os moradores, o volume de chuvas foi muito grande, o balneário transbordou e a água saiu do seu curso normal, no perímetro do balneário, e avançou para a rua.

SILVANA VEDOVELLI SAI DO PP
A secretária municipal de saúde, Silvana Vedovelli, confirmou no final de semana, que em agosto vai filiar-se na Rede Sustentabilidade, deixando o PP, e que com isso postulará, dentro do grupo político ao qual pertence, a condição de pré-candidata à sucessão do prefeito Clécio Luís. A secretária de saúde do município disse que pensa em ser prefeita para dar continuidade ao trabalho público que realiza, de forma mais ampliada. Ela já disputou, não logrando êxito, o cargo de vice-governadora do Estado, em chapa encabeçada por Davi Alcolumbre (DEM). É a segunda do grupo. O outro é Josiel Alcolumbre (DEM).

BANDEIRA VERMELHA
Os consumidores de energia elétrica atendidos pelas concessionárias de todo o país vão pagar uma tarifa mais cara em agosto, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A bandeira tarifária em agosto de 2019 será vermelha, patamar 1, com custo de R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em julho, a bandeira foi amarela. Agosto é um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), que não estão na Amazônia, mesmo assim a conta engorda para todos.