Versão vem com QR Code e pode conter dados de outros doze documentos. O prazo dos demais estados vai até março de 2020.
Desde terça-feira, dia 20, o estado de São Paulo passou a emitir novo modelo de carteira de identidade (RG).
Além de ter a dimensão reduzida, o documento poderá conter registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e Previdência Social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/Pasep.
Os novos parâmetros do documento atenderão ao Decreto Federal 9.278 de 2018, que padroniza as novas cédulas de identidade. O prazo para que os estados atendam a determinação é março de 2020.
De acordo com a Secretaria de Segurança de São Paulo, além de incluir novos dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação, o novo RG traz a possibilidade da inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.
Também poderão constar na cédula de identidade indicativo para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao Código Internacional de Doenças (CID).
A emissão dos novos documentos já está disponível em todo o estado e poderá ser solicitado por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via.
É importante ressaltar que os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente.