Fortalecer e valorizar ainda mais a educação básica do município foram as metas expostas pelo Prefeito Clécio à secretária estadual de educação.
O prefeito de Macapá, Clécio Luis, recebeu a secretária de Estado da Educação, Goreth Souza, esta semana, no gabinete da Prefeitura, para alinhar ações que coloquem a educação básica no topo e, assim, haver o consequente reflexo no ensino médio, que é gerenciado pelo Governo Estadual.
Prefeitura e governo debateram medidas para fortalecer a política de alfabetização dos anos iniciais entre Município e Estado, por meio do Programa de Alfabetização; formação de professores; cessão de servidores e municipalização das escolas dos distritos.
O prefeito Clécio Luís afirmou que é primordial criar uma dinâmica para a educação básica, que é fundamental para o desenvolvimento das crianças.
“Estamos aqui para adotar metas relevantes que irão melhorar o ensino fundamental, como, por exemplo, a formação de professores. Além disso, o Município já tem adotado ações com o mesmo objetivo, são elas: avaliação de aprendizagem, o ‘Avalia Macapá’; ensino híbrido; ensino de robótica, xadrez e música dentro de escolas, que são ações eminentemente municipais; ensino por rotação e capacitação em metodologias ativas exclusivas para os professores da rede municipal de ensino. Para reforçar essa política, fizemos o concurso da Educação e, no nosso edital, estavam previstas 300 vagas para o preenchimento do quadro de professores, mas já chamamos 548, 248 além do previsto. Tudo para executar melhor essa política”, explicou Clécio Luís.
A secretária Goreth Souza frisou que a educação será sim fortalecida e que o Município pode contar com o apoio do Estado.
“Concordo com o prefeito, temos que fortalecer a educação na base, para que esses alunos possam chegar ao ensino médio de forma melhor, mais preparados. É importante também investir na qualificação destes profissionais da educação, pois mais de 70% têm pós-graduação. Aproveitar a ocasião e parabenizar a gestão municipal pelo comprometimento com a educação básica de Macapá”, ressaltou.
“A partir desta reunião, ficará estabelecido um cronograma para metas que serão traçadas dentro da política da educação estadual e municipal para melhorar o ensino de alfabetização dos anos iniciais das crianças. Saímos daqui já com data definida para reunirmos semanalmente e colocarmos em prática essa parceria em favor de um ensino fundamental com mais qualidade”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Sandra Casimiro.