As autoridades municipais, principalmente, mas também os do fomento estadual não podem perder o foco e deixar que o “festival do abacaxi” não tenha como centro a produção do abacaxi. Em Porto Grande, este ano, teve de tudo: bandas e cantores famosos de fora do Estado, animadores do município, eleição da rainha, mas faltou o ponto central da motivação, o abacaxi. Era para ter o fruto em abundância, primeiro por que tem a preferência da população e, depois, porque é a grande justificativa econômica.

SEM CHUVA E MUITO VENTO
A cidade de Macapá vive um momento especial – sem chuva e muito vento – um desafio para cada responsável por residência em Macapá. Essa época do ano a Capital tem sido marcada por acontecimentos indesejados, principalmente onde o aglomerado urbano é mais denso e as ligações elétricas não seguem as recomendações técnicas previstas em normas, assim se transformado em pontos críticos. Seria importante que houvesse, por parte do Governo e da Prefeitura, uma campanha educativa preventiva.

CEA
Continua tensa a relação entre a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e os consumidores. Alguns exibem multas superiores a 12 mil reais e tem em casa dois eletrodomésticos e 5 “bicos” de luz. A recente visita do Ministério Público do Estado no bairro Marabaixo colecionou o número suficiente para prometer marcar uma audiência de prévia conciliação dos afetados com a CEA por considerar impagável para aquelas pessoas as contas, apenas de multas, exibidas pelos consumidores.

POEIRA, POEIRA, POEIRA…
Não se trata aqui do refrão de uma música das paradas, mas sim da situação por qual estão passando os moradores de alguns bairros de Macapá. Acontece que, com a falta de chuva, o pó que se formou e transformou em lama, agora secou e virou poeira. O vento implacável levanta a poeira e deixa dentro das casas para aborrecimento das pessoas que moram por ali e estavam acostumadas a manter a sua casa limpinha e em condições saudáveis e que ajudavam na saúde dos moradores. Agora…

CONCURSO
Certamente um dos concursos mais concorridos dos últimos tempos em Macapá será o da Assembleia Legislativa. A variedade de cargos e o tamanho do salário têm motivado mesmo os empregados estáveis que já atuam no sistema público. O fato é que os cursinhos estão cheios e, à medida que o tempo passa, mais alunos se inscrevem para enfrentar a maratona das provas e chegar em 2020 como funcionário da Assembleia Legislativa do Estado.

OS CANAIS DE DRENAGEM DE MACAPÁ
O período do ano mais favorável para fazer reparo nos canais de drenagem da cidade de Macapá é o deste momento. Entretanto, não se observa qualquer programa que caminhe nesse sentido – e tem canal que precisa de recuperação nas suas laterais e no próprio leito. Nas laterais, para aqueles que foram construídos com gabião, é importante fazer a manutenção nos arames e nas mantas e, para os que nem gabião ainda têm, o melhor é dar forma na margem para não acabar com as vias laterais como no Canal das Pedrinhas.