A operação foi realizada no Bairro Santa Inês e contou com mais de 100 voluntários.
Aproximadamente 100 voluntários recolheram 4.120 quilos de lixo das margens do rio Amazonas na ação do Dia Mundial da Limpeza, na orla do Santa Inês, em Macapá.
O evento foi coordenado pelo Instituto Limpa Brasil e aconteceu no último sábado, 21, simultaneamente em 158 países, com o objetivo de promover a conscientização sobre o descarte irregular de lixo.
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Macapá foi parceira do evento. O secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Pimentel, ressaltou a preocupação do Município com a conscientização sobre o tema.
“É sempre importante o Município estar presente nessas ações. Já realizamos esse trabalho por meio da Secretaria de Manutenção Urbanística, mas quando há um parceiro em um dia que marca o Dia da Limpeza, a prefeitura tem que estar presente e hoje estamos aqui com a Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional apoiando este evento”.
A intenção do evento é alertar e mobilizar a população para as questões ambientais e o descarte incorreto do lixo, principalmente o plástico. Todo dia é dia de manter os espaços públicos limpos e hoje é um dia especial, pois mais de 20 milhões de pessoas participam deste evento no mundo todo, buscando essa conscientização.
O que motivou a participação da comunidade foi a preservação do meio ambiente que manda compreender que preservar um ambiente limpo é uma das obrigações de todos.
O certo é que com pequenas ações de preservação podemos conseguir minimizar os impactos de poluição dos rios e espaços públicos.
O Dia Mundial de Limpeza é uma ação cívica de movimento social que surgiu na Estônia, onde, no dia 3 de maio de 2008, 50 mil voluntários limparam mais de 10 mil toneladas de lixo, deixando a Estônia totalmente limpa em apenas 5 horas.