Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

Ainda são incertas as medidas que precisam ser tomadas para que o Carnaval de 2020 aconteça em Macapá como noutros tempos não tão distantes. As dificuldades parecem ser maiores do que a vontade de fazer e as possibilidades das escolas de samba e da liga das escolas de samba do Amapá.
O carnaval, se bem trabalhado e com a participação de todos, pode voltar a ser um indutor da economia, principalmente nesse momento de escassez de alternativas para os pequenos e micro empreendedores – e até os fornecedores de material especial que sempre são utilizados pelas escolas.
A prefeitura de Macapá, com apoio do senador Davi Alcolumbre já sinalizou que pretende apoiar o carnaval em 2020. A Liga das Escolas de Samba do Estado do Amapá está com o propósito de realizar o evento e, para isso preparou um projeto considerado ambicioso pelos próprios carnavalescos. As escolas de samba, principais agentes desse processo, são as que têm maior dificuldade devido à preparação antecipada que precisam fazer para garantir uma boa participação.
Além disso, o Sambódromo está fora das condições de uso por não atender as normas estabelecidas pelo próprio Poder Público, com precariedade nas instalações elétricas e falta de segurança nas arquibancadas de aço. Haveria necessidade de uma restauração de todo o ambiente para que fosse liberado para um evento com a magnitude de um desfile de carnaval.
Esses problemas poderiam, em circunstâncias favoráveis, ser resolvidos pela administração pública que, faz tempo, alega dificuldades que estão implicando, inclusive, no pagamento do funcionalismo do Governo do Estado que recebe parcelado desde o ano de 2017.
Outra dificuldade que já enfrentaria a organização de um desfile seria para seguir um calendário-cronograma, pois, nessa altura do ano – setembro –, já deveriam ter sido cumpridas várias etapas importantes da programação. Mesmo assim, os que trabalham pelo carnaval amapaense não aceitam recolher os carros alegóricos, as fantasias e os instrumentos da bateria e aguardar 2021.