Os principais itens do projeto de lei que facilita o Caixa 2 nas eleições de 2020 com os fundos eleitoral e partidário têm permissão para: 1) pagamento de honorários advocatícios sem limite; 2) pagamento de juros, multas, débitos eleitorais e outras sanções; 3) comprar e alugar imóveis; 4) pagar passagem aérea para qualquer pessoa; 5) transferir dinheiro para qualquer instituto privado, bastando ser presidido pela secretaria da mulher; 6) reintroduzir a propaganda partidária no rádio e na TV; 7) isentar o partido político das obrigações trabalhistas em relação aos seus funcionários.

PASSEANDO NA AMÉRICA
Sem ter nada o que fazer por aqui, o governador do Amapá se mandou para Nova York levando um discurso pronto para ler. Acontece que ele não foi orientado que para ler qualquer documento em nome de um país: quem tem que fazer isso é o presidente do País ou alguém indicado pela Presidência; por isso, o governador do Amapá apenas ficou passeando pelos corredores do prédio onde se realiza o evento por conta do povo amapaense que custeou seu deslocamento, hospedagem e alimentação.

PAGAMENTO ATRASADO
Os fornecedores de serviços de mão de obra, principalmente segurança, para o Governo do Estado do Amapá estão dizendo para os seus funcionários que não pode pagá-los em dia porque o Governo não paga para as empresas. Já tem vigilante reclamando que há seis meses – isso mesmo –, há seis meses não recebem o salário. Também enfrentam o mesmo problema os maqueiros que também não recebem o pagamento do seu labor mensal e muito menos dos plantões. Os pacientes dos hospitais é que sentem o problema.

CIDADE INCHADA
Com mais de 500 mil habitantes, Macapá entra para o time das cidades que precisam de melhor atenção no aspecto urbano. Questões como os transportes de massa precisam ser mais bem equacionados para poder atender o deslocamento pendular casa-emprego-casa. Também já está precisando de uma organização urbana que garanta encurtar as distâncias entre o local de trabalho e o da moradia, precisando de ruas e avenidas tratadas como tal.

SEM PORTO
Continua o drama dos usuários dos transportes fluviais que saem ou que chegam a Macapá pelos rios. Não é possível essa apatia dos órgãos do governo, tanto do Estado como da União, que não percebem essa necessidade. Agora mesmo um agravante veio para piorar a situação: o navio escola do SENAI, que está sendo usado para dar aulas e o estacionamento é na pequena rampa número 1 do bairro Santa Inês. Ela está ficando completamente lotada de carros e atrapalhando a movimentação dos prejudicados passageiros.

TERMINANDO O PRAZO
Está sendo aguardado com expectativa o término do prazo para as definições das regras que comandarão o processo eleitoral de 2020. Marcado para o dia 4 de outubro do próximo ano, qualquer alteração na Lei Eleitoral e/ou no Código Eleitoral precisa estar publicada nos órgãos oficiais até o dia 3 de outubro deste ano, quinta-feira, para cumprir a exigência da anualidade, com a publicação da resolução do TSE que orientará todos os partidos, os candidatos e os próprios eleitores.