Na viagem que Josiel Alcolumbre fez à Ásia, mais precisamente para o Estado de Israel, visitou três cidades: Tel Aviv, a capital reconhecida pela ONU e onde está a maioria das Embaixadas dos países amigos, com exceção dos Estados Unidos; Jerusalém, onde está o Muro das Lamentações e Haifa, uma cidade com a população em torno de 270 mil habitantes, onde foi realizado o Jogo da Amizade 2019, e onde Josiel Alcolumbre teve oportunidade de conversar sobre gestão com a prefeita da cidade. O destaque foi para a coleta do lixo doméstico, bem como o transporte e o destino final.

MUITO LENTO
O governador do Estado se mostra muito lento quando o assunto é investimento e que precisa de elementos técnicos para acessar os recursos. O principal exemplo está no processo que dá acesso aos recursos do BNDES que só avança quando o senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso, o leva a tiracolo para falar com as autoridades que podem autorizar a liberação dos recursos. Aliás, que essa luta vem desde 2013, quando foi aprovado o PDRI, depois empacou de vez quando houve dificuldade para prestação de contas. Agora, com esforço da bancada, os mais de 500 milhões que restam, foram disponibilizados, mas precisam de suporte técnico para a efetivação.

AS MELHORIAS NA SEGURANÇA PÚBLICA
Para que os projetos avançassem, o secretário de estado da Segurança Pública do Governo do Amapá, Coronel José Carlos Correa, teve que organizar uma equipe de acompanhamento independentemente da Secretaria de Infraestrutura. Os 15 projetos anunciados estão em andamento, mas precisam de acompanhamento profissional em cima do laço. O Ministério da Defesa trata o assunto com muita seriedade e os recursos disponibilizados são do Projeto Calha Norte, do MD.

DIA DE FINADOS
Os cemitérios de Macapá receberam melhorias para poder dar tranquilidade aos frequentadores, mais de 60 mil, apenas no dia 2 de novembro. A fé e a religiosidade foram as marcas presentes em todos os momentos daqueles que foram aos cemitérios fazer a iluminação pelos seus que já estão em outro plano. A secretaria municipal que trata dos cemitérios levou o assunto a sério e tudo o que foi possível fazer para deixar aqueles locais em condições, foi feito.

VIOLÊNCIA
Apesar de todos os esforços feitos pelas autoridades da área da segurança pública no Estado do Amapá os resultados não refletem os esforços feitos para tornar Macapá uma cidade pacata e onde os seus quase 500 mil habitantes possam viver tranquilos, pelo menos dentro de casa. Esse objetivo até agora ainda não foi alcançado e cada vez mais se mostra mais distante. Os esforços continuam e tomara que um dia a população de Macapá possa viver sem desconfiar de todo mundo.

O SUCESSO DO BIOPARQUE
A quantidade de visitantes que tem ido ao Bioparque da Amazônia, localizado na Rodovia JK, que liga Macapá a Fazendinha, demonstra que a falta reclamada pela população da revitalização do Parque Zoobotânico (antigo nome) não era manipulação da oposição. Estava fazendo realmente falta. No último final de semana muitos macapaenses e não macapaenses foram ao Bioparque para ver as instalações e gozar de momentos de lazer junto à natureza, a principal proposta dos idealizadores da revitalização do ambiente reservado em 1976, pelo prefeito Cleiton Figueiredo.