Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP
O pré-candidato a prefeito de Macapá, Josiel Alcolumbre (DEM), atual 1.º suplente de senador pelo Estado do Amapá, durante a semana passada esteve na Ásia, em Israel, em mais uma etapa da preparação para elaboração do Plano de Governo que pretende apresentar quando do pedido de registro da candidatura a prefeito, na Justiça Eleitoral do Amapá, em 2020.
Israel tem uma economia de mercado com tecnologia fortemente desenvolvida. É dependente de importação de grãos, carnes e petróleo. Suas exportações são baseadas em diamantes, alta tecnologia, equipamentos militares, softwares, produtos farmacêuticos, química fina, produtos agrícolas e insumos em geral.
Jerusalém é a capital política de Israel, com uma população em torno de 900 mil habitantes. Para a comunidade internacional, Jerusalém não é a capital de Israel, status reservado para Tel Aviv, cidade situada a 90 km de Jerusalém. Em Tel Aviv estão todas as embaixadas dos países amigos, excetuando-se agora, a embaixada dos Estados Unidos que foi deslocada para Jerusalém. Tel Aviv, fundada em 11 de abril de 1909, tem menos de 500 mil habitantes.
Josiel Alcolumbre esteve, também, em Haifa, uma cidade israelense situada na planície costeira do Mar Mediterrâneo, que fica entre a Europa e a África, com abertura e comunicação direta com o oceano Atlântico, através do estreito de Gibraltar.
Haifa fica localizada na encosta norte do Monte Carmelo e ao redor da baía de Haifa. A prefeita da cidade, Einet Kalish-Rotem, informou que a cidade de pouco mais de 270 mil habitantes, é dividida em três níveis: o menor, onde está o centro comercial e industrial da cidade, o médio, nas encostas do Monte Carmelo, é um bairro residencial, e o nível superior acomoda um bairro moderno.
Da parte mais alta da cidade é possível observar toda a região da Galileia ocidental e a fronteira entre Israel e o Líbano. Haifa fica a 90 km ao norte de Tel Aviv e lá foi realizado o Jogo da Amizade de 2019.
O Muro das Lamentações, onde Josiel Alcolumbre foi agradecer pela vida e oferecer os projetos que tem para um futuro próximo, fica na área ocidental de Jerusalém, hoje cultuado como o recanto mais sagrado do judaísmo, pois é o último vestígio do segundo templo judaico, edificado após a destruição do anterior, construído por Salomão.
Nesse tempo em que Josiel Alcolumbre esteve fora do Estado, a repercussão do motivo da viagem e a motivação que o levou a fazê-la foram destacados, com ênfase, pela imprensa do Amapá, tanto pelo rádio como pela televisão.
Aprimorar conhecimentos específicos sobre assuntos que serão administrados pelo próximo prefeito de Macapá tem sido colocado como fundamento principal para justificar as pretensões políticas em 2020.