Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

Dois assuntos tomaram conta dos comentários populares durante o final de semana. Um de ordem local e outro de ordem nacional e continental.
O de ordem local tem a ver com o início dos serviços de execução do maior projeto de mobilidade urbana definido para a capital amapaense nesta década. Carente de serviços duradouros na área estruturante, a população de Macapá recebeu com euforia justificada o início dos serviços de infraestrutura e mobilidade na Rua Claudomiro de Moraes, na zona sul da cidade.
A primeira etapa de um programa de infraestrutura e mobilidade mais amplo, os serviços de construção da drenagem profunda e a drenagem superficial daquela via vão permitir que sobre asfalto novo e calçamento apropriado, possa ser iniciado um projeto de mobilidade que contemple o transporte coletivo, os veículos não motorizados e, certamente, os motorizados, apoiados por um sistema moderno de urbanização que vai humanizar a via.
A previsão de gastos, nessa primeira etapa da obra, gira em torno de 49 milhões de reais – e só foi possível pela insistência e prestígio atual do senador Davi Alcolumbre junto aos ministros do Governo Federal e os projetos de engenharia e viabilidade que foram apresentados pelo prefeito Clécio Luis àquelas autoridades.
O outro assunto, o de ordem nacional e continental, são referências dos torcedores brasileiros que viram o Clube de Regatas do Flamengo ser campeão, primeiro continental, quando venceu o River Plate, da Argentina, na final da Taça Libertadores da América, no sábado; depois nacional, quando, por combinação de resultados, venceu antecipadamente o Campeonato Brasileiro de Futebol, por ter empatado, em jogo antecipado, com o Vasco da Gama em 4 gols, e por ter o Grêmio vencido o Palmeiras, pelo placar de 2 a 1.
O resultado foi o êxtase de torcedores do Flamengo que ainda não tinham em sua história, dois dias seguidos com tantos motivos para comemorar e exaltar a paixão pelo clube rubro negro.