Foi no sábado, dia 16, nas escolas estaduais Lucimar Amoras Del Castillo e Maria Ivone Menezes.
No sábado o projeto Atuação Pela Vida, realizado pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, promoveu mais uma “Escuta Psicológica Itinerante”, dessa vez, nas escolas estaduais Lucimar Amoras Del Castillo, bairro Santa Rita, e Maria Ivone de Menezes, localizada no bairro Cidade Nova I. A iniciativa, realizada em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (Ambacs), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), tem como objetivo o cuidado permanente com a saúde mental.
A Escuta Itinerante possibilita a identificação de casos e sintomas que possam levar à ideação suicida ou à automutilação, para que seja feito um pré-diagnóstico e, caso necessário, o devido encaminhamento à rede de apoio. Os atendimentos foram realizados por psicólogos do Ambacs, todos voluntários do projeto, que ficaram divididos nas duas unidades de ensino.
A procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, e os promotores da Saúde, André Araújo e Fábia Nilci, acompanharam as atividades nas escolas, quando reuniram com professores, psicólogos e voluntários.
A necessidade de ampliar a oferta de vagas e unidades especializadas em saúde mental no Amapá foi apontado como prioridade. “Em vários casos – identificados durante as escutas – houve a necessidade de encaminhamento para outros profissionais de saúde. O problema é que uma consulta com psiquiatra, por exemplo, no Sistema Único de Saúde (SUS), costuma demorar meses para ser agendada”, frisou o promotor André Araújo.
Após os relatos, a procuradora Ivana Cei reafirmou o apoio irrestrito da gestão com a iniciativa. “Observamos o quanto precisamos unir esforços para fortalecer e ampliar nossa capacidade de atendimento. Estamos buscando parcerias institucionais que possam nos ajudar com essa demanda, cada vez maior, por cuidados com a saúde mental. Não faltará, de nossa parte, esforço, dedicação e compromisso, afinal, estamos falando da necessidade de preservarmos vidas”, disse Ivana.

Atuação pela Vida vai capacitar mais de 600 agentes comunitários de saúde
Na quinta-feira, dia 14, houve mais uma etapa do ciclo de capacitação – previsto pelo projeto Atuação Pela Vida –, para mais de 600 agentes comunitários de saúde. Realizado em parceria com a Ambacs e a Prefeitura de Macapá (PMM), o curso tem como objetivo qualificar esses profissionais para melhorar o acolhimento e assistência a quem se encaixa no quadro de comportamento suicida.