Segundo apurado, a Secretaria de Infraestrutura, desde aquela época, aguarda a planilha orçamentária que é feita lá mesmo.
Esta é uma situação difícil de acreditar. O prédio da Escola Estadual Everaldo Vasconcelos, na sede do município de Santana, se encontra em condição de completo abandono.
Em janeiro deste ano, parte do telhamento desabou e deixou à vista que o madeiramento de sustentação do telhado estava completamente apodrecido. Por causa disso, e também pelo susto que os alunos e professores tomaram, além de deixar crianças e adolescentes feridos, o local foi desocupado para “imediata” recuperação. O que não aconteceu até agora, apesar da importância daquele educandário.
Na ocasião populares gravaram imagens que recentemente foram envidadas para a redação do Jornal Aqui Amapá, pedindo a atenção das autoridades da Secretaria de Estado da Educação para a situação dos alunos que estão tendo que ir estudar em um prédio no Distrito Industrial, na Rodovia Macapá/Mazagão.
Os populares, mais recentemente, flagraram o local sendo usado como lixeira, além de um cenário de crime com livros didáticos espalhados pelas salas de aula e corredores, “protegidos” por mato alto na área externa do que um dia foi um prédio de escola estadual.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que o prédio foi desocupado e interditado pela Defesa Civil ainda na época do desabamento, para aguardar reforma que seria prioridade nos planos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
Por seu turno a Secretaria de Infraestrutura informou, também em nota, que os projetos arquitetônicos estão concluídos, bem como os projetos elétrico e hidrossanitário e que aguarda a conclusão da planilha orçamentária para licitar e iniciar a obra.
Por outro lado, não disse nada com relação a recursos, que são as alegações corriqueiras para a situação de prédios abandonados de responsabilidade do Governo do Estado.
A comunidade de Santana está lamentando a situação e aguarda, com muita paciência e esperança de que esta obra não entre, definitivamente, na relação de obras abandonadas pelo Governo do Estado com a alegação que não tem orçamento e dinheiro.
O acidente aconteceu durante evento de aniversário da escola, quando eram realizadas apresentações culturais no pátio da escola e visitações nas salas de aula pelos pais de alunos e pela comunidade escolar em geral.
De acordo com a Seed, os alunos vêm tendo as aulas na Escola Técnica de Pesca, localizada no distrito industrial. Devido à falta de estrutura naquele local, segundo um dos professores, os estudantes receberam aula prática de História na Fortaleza de São José de Macapá.