Rodolfo Juarez

Hoje pretendo destacar o desempenho do Flamengo nas diversas competições de futebol que disputou em 2019. Antes de qualquer interpretação diferente destaco que sou torcedor do Fluminense no Campeonato Brasileiro, detentor de 4 títulos de campeão da competição (1970, 1984, 2010 e 2012).
O Flamengo em 2019 compensou os dez anos de janela esperando pelo título de campeão nacional, pela forma inequívoca de sua superioridade técnica, que fez a torcida confiar e se constituir no plus tão importante para uma equipe que disputa qualquer competição.
O ano do Flamengo foi quase perfeito. Começou a temporada participando do que se convencionou chamar de pré-temporada, na Flórida, nos Estados Unidos, disputando a 5.ª Florida Cup, com Ajax, Eintracht Frankfurt e São Paulo. Foi o primeiro título do ano depois de um empate com o Eintracht (2 x2) e uma vitória sobre o Ajax (1 x 0). Os jogos foram realizados nos dias 10 e 12 de janeiro.
O Flamengo estreou no dia 20 de janeiro pelo Campeonato Carioca, vencendo o Bangu (2 x 1). Na partida final, da Taça Rio, enfrentou o Vasco da Gama e depois de um empate em (1 x 1), ganhou o desempate nos pênaltis e conquistou, no dia 31 de março de 2019, o 9º título da Taça Rio, que corresponde ao primeiro turno do Campeonato Carioca.
No dia 21 de abril o Flamengo volta a enfrentar o Vasco da Gama, pela final do Campeonato Carioca e vence por 2 x 0, conquistando pela 35.ª vez o Campeonato Carioca.
A Copa do Brasil acabou sendo a competição que não foi vencida pelo Flamengo em 2019. O Flamengo entrou nas oitavas de final disputada por 16 equipes, sendo cinco vencedoras da fase anterior (quarta fase), e outras 11 equipes pré-classificadas, com partidas eliminatórias de ida e volta. Sendo que, em caso de empate no placar agregado, a vaga será definida na disputa por pênaltis. O Flamengo, depois de eliminar o Coríntias nas oitavas, foi eliminado no dia 17 de julho, pelo Atlético Paranaense, depois de dois empates (1 x 1) e (1 x 1) e perder nos pênaltis por 3 x 1.
O Flamengo estreou no Campeonato Brasileiro de 2019 em 27 de abril, contra o Cruzeiro e venceu por 3 x 1, iniciando a vitoriosa jornada que levou o Flamengo ao Título, no dia 24 de novembro, sem jogar, pois havia antecipado o jogo com o Vasco da Gama, com quem empatara por 4 x 4. O recebimento do Troféu de Campeão Brasileiro aconteceu no dia 27, jogando contra o Ceará, jogo que venceu por 4 x 1.
Na Copa Libertadores da América de 2019 o Flamengo estreou no dia 5 de março enfrentando o São José da Bolívia, em Oruro e venceu por 1 x 0, terminando em 1.º lugar, no Grupo D, onde estavam também, LDU de Quito, Peñarol e São José.
Nas quartas eliminou o Emelec nos pênaltis, por 4 x 2, depois de perder uma e vencer a outra pelo mesmo placar (2 x 0). Na semifinal o Flamengo eliminou o Internacional depois de uma vitória e um empate (2 x 0) e (1 x 1). O Grêmio foi o adversário na semifinal e depois de empatar o primeiro jogo em Porto Alegre, goleou o time gaúcho, no Maracanã, por 5 x 0.
A final foi no dia 23 de novembro, em jogo único, realizado em Lima, no Peru, e o Flamengo venceu, de virada, por 2 x 1, se tornando o campeão da Libertadores da América de 2019. É o segundo título continental e credencia o Flamengo para as disputas da Copa do Mundo, no Catar, com estreia marcada para o dia 17 de dezembro, contra o vencedor da partida entre o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e Espérance de Túnis, da Tunísia. A final está confirmada para o dia 21 de dezembro, em Doha, no Qatar.