Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

O ano terminou dando a impressão de que os dias passaram com velocidades diferentes e ficou para cada um de nós a oportunidade da prestação de contas por tudo o que foi feito e o que não foi feito durante 2019.
Foi um ano cheio de novidades. Algumas surpreendentes que passaram a exigir de cada agente público e de cada um do povo, cautela, coragem, sabedoria e poder de análise.
O Brasil buscando um novo método de governança que possa atender regras há muito postas que se sustentam na legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, com os governantes de frente para o espelho cobrador na aplicação do resultado do que pagam os brasileiros, como tributos, o que se transforma numa receita monumental atribuída a um dos sistemas tributários mais severos do mundo.
O Amapá, cheio de potencial e ainda buscando encontrar a sua vocação econômica, continua com a base em dificuldades, desde a estrutural e financeira, que criam barreiras para o deslanche do esperado desenvolvimento econômico-social.
A eleição, no começo de fevereiro de 2019 do senador Davi Alcolumbre para a Presidência da Mesa do Senado e, em consequência, presidente do Congresso Nacional, foi fundamental para que soluções emperradas de problemas atuais aqui no Amapá fossem equacionadas de forma objetiva e voltasse a tornar possíveis os resultados projetados e importantes para a população do estado.
Por outro lado, o município de Macapá foi protagonista em iniciativas que confirmaram que a atuação em bloco é mais eficiente do que as iniciativas individualizadas ou apontadas como “milagrosas” para o desenvolvimento da melhoria da gestão municipal.
A administração de Macapá, sob a gerência de Clécio Luis, se não é aquela que o próprio prefeito queria, foi suficiente para que a população, ao término deste 7.º ano consecutivo de gestão, não tivesse tanta coisa para reclamar, não obstante as restrições decorrentes do baixo e comprometido orçamento do município.
O ano de 2020 é ano de eleição, momento para o eleitor escolher o novo prefeito, o vice-prefeito e os 23 vereadores do município de Macapá. Uma eleição com regras novas e que será realizada no dia 4 de outubro de 2020, pode ser o ponto de inflexão para dotar essa população de mais de 500 mil habitantes da certeza de que é possível melhorar, ainda mais, as condições de vida de todos os que moram no município.