A deputada federal Patrícia Ferraz solicitou ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, a revogação da Portaria nº 2117/2019, que autoriza até 40% da carga horária dos cursos de Odontologia na modalidade Ensino a Distância. De acordo com a deputada, a medida prejudica a formação dos novos profissionais e, em consequência, a qualidade do serviço prestado à população.
“Em nosso entendimento, não é uma Portaria que vem para qualificar e fortalecer a Odontologia no país. Substituir a prática pelo ensino a distância na área da saúde é um risco à sociedade”, observa a parlamentar.
Durante a reunião, Patrícia Ferraz enfatizou a preocupação dos Conselhos de Odontologia e dos profissionais contra a alteração da carga horária presencial. Conforme a deputada, a sinalização do ministro da Educação foi positiva.
“Pela conversa que tive com o ministro, percebi que há espaços para insistirmos na revogação dessa Portaria. Vamos continuar trabalhando para reverter essa situação”, assegura Patrícia Ferraz.
A Portaria nº 2117/2019 foi editada em dezembro de 2019, pelo Ministério da Educação. Apenas os cursos de Medicina ficam excluídos da nova resolução.