Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

Três referências importantes da cidade de Macapá, que no próximo dia 4 de fevereiro completa 262 anos, foram repetidas vezes ditadas, anunciando melhorias que vão mudar a visão da própria população sobre cada um deles: o Mercado Central, o Monumento do Marco Zero e o Estádio Glicério Marques.
O Mercado Central, um dos endereços mais tradicionais da cidade, nunca deixou de ser lembrado com majestade, muito embora, por algum tempo tenha, o próprio Mercado e todos os trabalhadores que exerciam os seus diferentes ofícios no local, sido deixados de lado por algumas administrações municipais, levando ao estágio que o tornou impróprio para uso – seja pelas instalações, pela funcionalidade e pela própria estrutura.
O Marco Zero do Equador com o anúncio feito e dispondo de um bom projeto, pode ser devolvido para a sociedade com o glamour de outros tempos. Pensado para ser um ponto turístico, desde ao atendimento ao visitante até a comercialização das lembranças, o Marco Zero pode voltar a contar com o relógio de sol, e com um entorno seguro e ambientes internos aproveitados para finalidades turísticas e não para acomodar administrações, que não do próprio Marco Zero.
O Estádio Glicerão, conhecido por diversos cognomes que destacam a sua magnitude, foi e continua sendo uma referência da cidade, apesar de ter sido canteiro de uma empresa que ali se instalou e quase não sai. Agora, com a disponibilidade de 10 milhões de reais, os desportistas da velha e da nova guarda estão ansiosos para ver o que vai resultar das intervenções que foram anunciadas durante a assinatura da ordem de serviço para que a empresa comece a executar a obra.
Todos nós estamos animados com esses anúncios que vislumbram melhoria para a cidade que aprendemos a amar e, a partir dela, buscar a melhoria de todos os habitantes do Estado do Amapá.