O senador Davi Alcolumbre, presidente da Casa, já orientou e foi atendido pela senadora Eliziane Gama.
A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) já anunciou que vai propor à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) audiência pública para debater medidas de contenção do coronavírus. O senador Davi Alcolumbre orientou no sentido de que a senadora receba todo o apoio da Casa.
Casos de pneumonia provocados por um vírus dessa linhagem têm se espalhado pela China ao longo do mês de janeiro, e outros países já reportaram ocorrências. A primeira suspeita de contaminação no Brasil surgiu na quarta-feira, dia 22 de janeiro, em Belo Horizonte, mas foi descartado.
A senadora cobra do governo federal que elabore rapidamente uma estratégia contra a propagação do vírus, tendo em vista o influxo de produtos e de pessoas que vêm da China para o Brasil.
A prevenção e atuação rápida podem salvar vidas e evitar uma epidemia no Brasil. Portos e aeroportos devem estar devidamente preparados para receberem turistas e cargas chinesas, bem como o nosso sistema de saúde.
O coronavírus é uma família viral já conhecida, mas uma nova cepa foi descoberta na cidade de Wuhan. Com mais de 11 milhões de habitantes em sua região metropolitana, a cidade está entre as dez maiores da China e é o centro urbano mais importante da região central do país. Desde o dia 23 de janeiro todas as partidas de trens e aviões saindo de Wuhan estão canceladas e o transporte público da cidade foi interditado.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sinais da infecção são febre, tosse e dificuldades para respirar. Em casos extremos, a contaminação pode levar a pneumonia e falência dos rins e pode ser fatal.
A OMS recomenda as precauções tradicionais de higiene (lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz ao espirrar e cozinhar bem os alimentos) e também pede que se evite o contato com pessoas que apresentarem os sintomas.