Já passa de meia centena de pessoas que estão em isolamento domiciliar seguindo orientações da Vigilância Sanitária.
O município de Macapá passa a monitorar novos casos suspeitos de Coronavírus, que foram atendidos em Unidades Básicas de Saúde e realizaram coleta de exame para a detecção da síndrome respiratória, e mais oito casos registrados na plataforma do Ministério da Saúde, passando o número de casos suspeitos, apenas na capital, de meia centena.
Desde o dia 13 de março, a plataforma criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de notificar os casos registrados como suspeitos de estarem acometidos do novo coronavírus, apresentou instabilidade em vários momentos e, por um dia, ficou fora do ar, o que inviabilizou a Vigilância Epidemiológica do município de fazer a inserção e atualização de casos no sistema.
Devido a esse problema, o Ministério da Saúde realizou melhorias no sistema, dando autonomia aos municípios para efetuarem a notificação direta. Com isso, aumentando o número de casos.
Os casos suspeitos em Macapá, além de receberam o primeiro atendimento em unidades de saúde, estão sendo monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica quanto à evolução clínica de cada paciente. Após coleta de exame, eles foram liberados para isolamento domiciliar por apresentar sintomas leves da doença, recebendo kits de máscaras e recomendações sobre cuidados básicos.
Ao Município cabe o primeiro atendimento e avaliação de casos suspeitos com sintomas da doença em todas as Unidades Básicas de Saúde. Como parte do Plano de Enfrentamento ao Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde definiu o fluxo de atendimento a casos suspeitos de Coronavírus. O protocolo trata das providências a serem tomadas quando pacientes suspeitos da síndrome respiratória buscarem atendimento em uma unidade básica do Município.
A prefeitura também realiza a coleta de amostras biológicas dos pacientes para a realização do exame que comprova a doença. O exame é feito nas Unidades Básicas de Saúde Lélio Silva e Marcelo Cândia e, posteriormente, enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, que tem a responsabilidade de realizar o envio das amostras para o laboratório de referência da Região Norte, que é o instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará.

Quando devo procurar uma UBS
A população pode buscar os serviços nas Unidades Básicas de Saúde quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta e coriza, para receber uma avaliação. Se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela saúde municipal.

Dicas de prevenção e orientações
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Ficar em casa quando estiver doente;
• Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
• Pessoas que estiverem voltando de locais com grande transmissão devem fazer autoisolamento por sete dias, evitando movimentações em locais com aglomeração de pessoas;
• Não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
• Manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirar.