As inscrições podem ser feitas diretamente no site do TRE-AP www.tre-ap.jus.br
Com o objetivo de destacar a importância do mesário voluntário para a transparência e a segurança das eleições brasileiras, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) disponibiliza em seu site o formulário para cadastramento de mesário voluntário, visando as eleições municipais de 2020.
Esse ano a campanha nacional traz como tema “Eu quero uma cidade melhor”. A iniciativa tem como mote o papel de cada cidadão para a construção da democracia, e convida o eleitor a fazer parte do processo eleitoral como mesário voluntário.
Segundo o Coordenador da Escola Judiciária Eleitoral, Rinaldo Farias, serão afixados cartazes divulgando a campanha em diversas faculdades e universidades da capital, com o objetivo de potencializar a Campanha de Voluntariado.
“A ideia é incentivar a participação da Juventude no processo eleitoral, através do trabalho voluntário. É a oportunidade que o eleitor tem de exercer sua cidadania e contribuir diretamente para o processo democrático brasileiro”, acrescenta Rinaldo.
Mesário Voluntário
Durante a eleição o mesário pode desenvolver as funções de presidente da mesa receptora de votos e de justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente, bem como organizar a seção eleitoral, identificando eleitores, autorizando-os a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir os trabalhos de votação.
Benefícios
2 (dois) dias de folga para cada dia de trabalho para Justiça Eleitoral;
Auxílio-alimentação no dia da eleição;
Certidão com dias trabalhados a serviço da Justiça Eleitoral;
Desempate em concursos públicos, observados os critérios já previstos em leis ou regulamentos.
Aos universitários, reconhecimento das horas trabalhadas para a Justiça Eleitoral como atividades complementares, sendo 15 horas para cada turno trabalhado*;
O dia da Eleição é um momento de interação com a sociedade e sabemos que o trabalho voluntário engrandece quem dele participa.