Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

Confesso que estou muito comprometido com as ações, em favor da vida, que estão desenvolvendo o prefeito Clécio Luis, e o governador do Estado, Waldez Góes, juntamente com suas respectivas equipes técnicas e da defesa social, na condução comportamental da população para o enfrentamento do novo coronavírus.
Os exemplos vindos de outros países nos informam quais as providências mais urgentes precisam ser tomadas, colocando sempre a vida como prioridade a ser mantida, mesmo que a pessoa esteja com confirmação da Covid-19.
Percebe-se que os objetivos, em todas as providências que estão sendo tomadas – algumas restritivas para o senso comum –, são absolutamente necessárias para que não haja sobrecarga para o já sobrecarregado serviço público de saúde de média e alta complexidade em Macapá e outras sedes municipais.
A combinação de esforços e sacrifícios com a população foi a estratégia selecionada para conter o avanço rápido do vírus, com um comportamento uniforme de todos.
Evidente que essa estratégia, com a participação dos governos e da população, exige compreensão, primeiro do risco iminente de um ataque viral que ninguém conhece bem, e depois da necessidade de assim agir para o bem comum.
Atuar, nesse momento que todos consideram crítico exige, na vanguarda, aqueles que o eleitor já escolheu para defender os interesses de todos: o governador, os prefeitos, os deputados, os senadores, os vereadores, os secretários nomeados, e todos aqueles que se predispuseram a colocar seu tempo integral a serviço da população.
A primeira e grande demonstração de ação conjunta para obedecer à estratégia pode ser confirmada no sábado, dia 21, quando a população de Macapá, em sua imensa maioria decidiu ficar em casa para interromper o avanço do coronavírus.
A esperança de vitória, nesse enfrentamento, aumentou. A demonstração de disposição à luta contra o vírus, por parte da população, foi a grande mensagem aos bravos lutadores pela manutenção da vida de cada macapaense, de cada amapaense e exemplo para todos os demais brasileiros.
Aqueles que não compreendem ou torcem para dar errado, ficaram frustrados com o comportamento dos empresários, dos empregados e do povo em geral.