No encontro com o Governador, Mourão tratou de questões do Conselho Nacional da Amazônia Legal e as dificuldades na emissão de licenças ambientais.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, esteve em Macapá, na quinta-feira, dia 5, cumprindo agenda do Conselho Nacional da Amazônia Legal, do qual é presidente, designado que foi pelo Jair Bolsonaro, presidente da República.
O vice-presidente foi recepcionado no aeroporto de Macapá, pelo suplente de senador, Josiel Alcolumbre e outras autoridades do Estado, vindo de Belém do Pará para cumprir uma agenda com o governador do Estado no Palácio do Setentrião, em Macapá.
Logo depois da reunião, onde cumpriu a agenda, o vice-presidente, já no aeroporto, atendeu a imprensa amapaense e, em seguida, seguiu para São Luís do Maranhão.
Durante a coletiva disse ter tratado com o governador sobre vários assuntos como: dificuldades para a concessão de licenças ambientais para o setor primário amapaense e sobre a transferência das terras da União para os estados do Amapá e Roraima.
Afirmou ainda que, dependendo da avaliação, as Forças Armadas podem entrar no âmbito como “instituição capacitada” para tomar os rumos das transferências de terras federais para os estados.
Assim como fez em Macapá, o vice-presidente tem conversado com os demais governadores da Amazônia Legal.
Criado em 1995, o Conselho da Amazônia Legal tem como objetivo assessorar a presidência da República nas questões que envolvam a região, desenvolvendo uma postura proativa quando o assunto for meio ambiente.
Hamilton Mourão acredita que, para produzir mais na Amazônia, sem afetar o meio ambiente, é necessário investimentos em tecnologia que permitam a maior produção em menor área. O vice-presidente fez breve comentário sobre a decisão que retirou os governadores da Amazônia, na qualidade de conselheiros titulares daquele Conselho, garantindo que o Conselho foi criado para integrar as políticas públicas do governo federal, ouvindo os estados da Região.