Mudas de ipês e oitis estão sendo plantadas por fazerem parte do Plano de Arborização de Macapá.
A Prefeitura de Macapá fez o plantio de mudas de ipês e oitis nas golas do canteiro central da Avenida Timbiras. A ação faz parte do cronograma de arborização da capital, que tem como meta plantar cerca de 3 mil mudas de árvores e fazer a doação de 10 mil espécies frutíferas, até o fim deste semestre.
“Em cada gola, seja de canteiros centrais ou calçadas que estiverem sem uma árvore, faremos o plantio. As árvores melhoram o ambiente e trazem beleza para o local. Plantamos na Av. Timbiras e, na próxima semana, será feito no entorno do canal da Mendonça Junior”, informa o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana de Macapá, Marcio Pimentel.
As espécies
Elas seguem as recomendações do Plano de Arborização de Macapá. O ipê é uma árvore de médio porte, podendo chegar a 12 metros de altura. Suas raízes são profundas, o que torna ideal para o plantio urbano. Já a Oiti pode atingir até 15 metros de altura, oferecendo avantajada sombra, criando conforto bioclimático. Também possui raízes profundas, uma das características que a classifica para o plantio em área urbana.
Desde 2014, a Prefeitura de Macapá já plantou mais de oito mil mudas e doou mais de 40 mil, entre espécies frutíferas e arbóreas.