Josiel Alcolumbre – Jornalismo
DRT – 0000399/AP

Hoje, 1.º de maio, Dia do Trabalhador e também Dia do Trabalho, ao mesmo tempo em que me congratulo com os que constroem a nossa nação, declaro a minha preocupação com todos aqueles que, mesmo tendo trabalho não podem trabalhar, bem como aqueles que nem trabalho tem e que, a cada dia buscam condições para manter o seu próprio sustento e de sua família.
É um momento para refletir enquanto se defende do ataque de um inimigo invisível, mortal e que avança por todos os flancos.
A situação que já não estava boa para o trabalhador, se complicou ainda mais com a presença entre nós desse novo vírus, de ataque indiscriminado e, em muitos casos mortais, aumentando a preocupação de todos os trabalhadores chefes de família, que se vêm obrigados a ficar em casa, afastados do trabalho vendo as dificuldades aumentarem para eles mesmos e todos os que estão sob a sua responsabilidade.
O Dia do Trabalho sempre foi um dia de intensos movimentos, manifestações sindicais, reivindicações de melhorias salariais e condições de trabalho, anúncios de melhorias nos setores econômicos, sorteios entre os trabalhadores e acolhimento nos eventos sociais e esportivos.
Tempo de confirmar as conquistas obtidas nas lutas sindicais com as audiências patronais e de cada qual se sentir como tendo cumprido o seu papel. Nada disso vai ser possível nestes tempos estranhos que estamos vivendo, sem conhecer o remédio para enfrentar um vírus.
Nesse ambiente que reconheço de tantas dificuldades, o trabalhador amapaense está sendo, mais uma vez criativo, sabendo que tem muitos e gigantescos compromissos e vai à luta.
Para os funcionários públicos, funcionários da iniciativa privada, trabalhadores informais, trabalhadores avulsos e todos os que laboram por uma sociedade melhor é preciso estar atentos, pois só faremos isso se estivermos saudáveis e em condições de cumprir o nosso papel.
Reconhecendo as dificuldades atuais, saúdo a todos as trabalhadoras e aos trabalhadores neste dia primeiro de maio de 2020.