Para o prefeito Clécio ainda é um clima de cautela e incerteza. O problema é não saber quando tudo volta voltará ao normal.
Após 87 dias com portas fechadas para conter a contaminação pelo novo Coronavírus, parte das atividades econômicas consideradas não essenciais de Macapá foram retomadas de forma gradual, respeitando as condicionantes do Plano de Flexibilização, com movimento baixo de consumidores.
As atividades foram suspensas no último dia 19 de março, por meio do Decreto Municipal 1.833/2020, que fixou novos horários e regras de funcionamento para setores do comércio, com a finalidade de conter a proliferação e reduzir os riscos de contágio do novo coronavírus na cidade.
Voltaram a funcionar pelos próximos 15 dias o atendimento presencial em lojas de material de construção, floriculturas, comércios de autopeças, motéis, igrejas, templos religiosos, além dos que já estavam em funcionamento, como supermercados e bancos, além de 100% do transporte coletivo.
“É um clima ainda de cautela e incerteza, de não saber quando tudo voltará ao normal. Sem falar que a retomada ainda pode regredir. Nós acreditamos que não, mas veremos como será”, disse o prefeito Clécio Luís.
Vale ressaltar que o relaxamento só ocorreu, porque a taxa de leitos está com, no máximo, 80% de ocupação, tanto de leitos clínicos quanto de UTIs, públicos e privados.
O bloco para internação de pacientes com covid-19 do Hospital Universitário está em funcionamento e a taxa de aceleração nos números de infectados apresentou estabilidade.
Outro ponto importante para o funcionamento foi as empresas manterem medidas rígidas de higiene e distanciamento em seus estabelecimentos: pias com sabão na entrada; álcool gel para clientes e funcionários; distanciamento dentro das lojas; entre outras.
A administração municipal prevê ainda que o plano pode ser ampliado ou recuado após o prazo, caso no decorrer apresente alguma alteração negativa. A 1ª etapa da reabertura do comércio está sendo monitorada pela Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio/AP), para que as recomendações sejam cumpridas e as próximas fases da abertura gradual sejam implantadas.
A Prefeitura de Macapá recomenda ainda que clientes e funcionários são obrigados a utilizar máscaras e a respeitar o distanciamento social.
Além disso, os lojistas devem fornecer álcool em gel para os consumidores. Alguns estabelecimentos ainda medem a temperatura das pessoas que entram nas lojas.