Uma das constatações possíveis ocorreu no final da semana passada quando o prefeito de Macapá, Clécio Luís, inspecionou 4 obras que estão na fase de conclusão e estão na lista de obras que estão programadas para serem entregues até o dia 31 de dezembro. As obras inspecionadas foram as seguintes: do Centro de Referência em Assistência Social do Marabaixo (Cras); do PAC Mobilidade na Rua Claudomiro de Moraes e feira da Avenida 13 de Setembro, no Buritizal; da Creche Tio Soró e da sede da Associação de Pais e Amigos Autistas do Amapá, no distrito de Fazendinha.

ELEIÇÕES 2020: DATAS VÃO MUDAR
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, participou da sessão plenária virtual do Senado Federal no começo da semana para debater com os parlamentares da Casa proposta que permite o adiamento das Eleições Municipais de 2020, em virtude da pandemia. Após a abertura dos trabalhos, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que há um consenso médico no sentido do adiamento das Eleições Municipais deste ano por algumas semanas. Tudo caminha, ao final, para que sejam confirmadas as datas de 15, primeiro turno, e de 29 de novembro de 2020.

A EXPECTATIVA É GRANADE EM MACAPÁ
Diferentemente de outros municípios onde o atual prefeito pode disputar as eleições, em Macapá isso não acontece porque o prefeito Clécio Luís já se valeu da oportunidade da reeleição e, por isso, não pode ser candidato. Assim, a Prefeitura de Macapá terá novo prefeito a partir do dia 1.º de janeiro de 2020. Os candidatos, pelo menos 9, estão nos bastidores procurando consolidar votos exercitando o que lhes foram permitidos – serem pré-candidatos. Assim serão até a realização das convenções partidárias.

NA CÂMARA DE MACAPÁ
Depois da revoada quando a “janela” partidária foi aberta permitindo que os vereadores pudessem mudar de partido sem preocupar-se com a perda do mandato (ainda se alega que os mandatos são dos partidos e não dos vereadores). 73,9% dos vereadores mudaram de partido para enfrentar a nova realidade da regra: a proibição de realizar coligação. Dessa forma quem tiver “pano para as mangas” poderá completar o paletó e sonhar com a posse no dia 1.º de fevereiro de 2021.

TERMINANDO O SEMESTRE
Daqui a 4 dias termina o primeiro semestre de 2020 que ficará marcado pela pandemia do novo coronavírus e a morte de tantas pessoas que marcaram a vida pública e privada no nosso estado. Também junho, último mês de semestre, é também o que “passa a régua” no período de chuva e inicia o esperado período do sol quando as obras abertas podem ser realizadas sem prejuízos para os construtores. Os cronogramas de obras que tiveram o seu I0 (i zero) no semestre que está prestes a acabar, já podem ser ajustados sem as preocupações que até agora habitaram os construtores.

IMPROVISOS
Com a desculpa ou necessidade de enfrentar o inimigo invisível que veio da China, o novo coronavírus, muitas providências foram tomadas na base do improviso e algumas delas não refletiram o que foi pensado. Um exemplo foi a tenda, ou sabe-se lá o quê, que foi montada na área livre, interna ao complexo do Hospital de Emergência, no lado que dá para a Rua Hamilton Silva. Ninguém gostou: nem os pacientes, ou seus acompanhantes ou os médicos e enfermeiros. Apenas o secretário de saúde e aquele que deu a ideia para o governador. Um exemplo de desperdício.