Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

A definição da nova data para a realização das eleições municipais de 2020 acaba com a especulação que se formava em torno desse evento e tranquiliza o eleitor, principalmente o jovem eleitor, que já estava duvidando de muita coisa depois de ver a incerteza posta em um dos momentos mais delicados da política brasileira.
Também é muito bom para os candidatos que, agora, podem planejar melhor como desenvolverão a campanha eleitoral, seja no sentido da disputa do cargo de prefeito ou de vice-prefeito, como na a disputa das vagas de vereador em cada um dos 16 municípios do Estado.
As eleições para vereador, principalmente, são uma espécie de vestibular para aquele candidato que vai disputar uma eleição pela primeira vez.
Os sonhos são maiores, mas o nervosismo também. Sabe que precisa superar em número de votos alguns “caciques” para alcançar o seu objetivo. Do grupo de eleitos para a Câmara de Vereadores de Macapá podem sair os líderes políticos do Estado e do Brasil, daqui a pouco. Os exemplos são muitos.
Mas pé no chão é o recomendado, afinal nesta eleição de 2020 serão aplicadas novas regras, principalmente para os candidatos a vereador, que precisam ter escolhido bem o partido pelo qual vão concorrer, sabendo que não tem coligação; é cada partido por seus candidatos. Sabem também que o poder decisório da direção do partido aumentou, principalmente com relação à distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral.
A novidade este ano, como relação ao número de vagas oferecido, aqui no Amapá, ficou por conta da eleição em Laranjal do Jari, que com mais de 28 mil eleitores aptos para votar, vai oferecer 13 vagas, em vez de 9 como vinha oferecendo desde sempre. Cai assim o quociente eleitoral que estava sendo esperado em torno de 2.400 votos, para pouco mais de 1.600 votos.
Começa a melhorar, para todos, os tons das nuvens no horizonte e os assuntos referentes à política começam a entrar nos comentários das rodas de conversa. As eleições de 2020 vão eleger, no Amapá, 16 prefeitos, 16 vice-prefeitos e 174 vereadores.