Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

A população macapaense teve boas notícias esta semana. A primeira relativa à fase de estágio desacelerado em que entra o município de Macapá na avaliação geral divulgada pelo Ministério da Saúde. A segunda, que contou com a participação do senador Davi Alcolumbre, a notícia de que, daqui a poucos dias obras importantes estarão sendo entregues, pela Administração Municipal para os moradores do bairro Buritizal e Cidade Nova, entre outros.
Estas obras estão sendo financiadas com recursos federais, com contrapartida de recursos do Tesouro do município de Macapá e são consideradas importantes para o desenvolvimento urbano da cidade e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.
No que diz respeito ao estágio desacelerado da pandemia em Macapá, essa é uma informação oficial e compara todos em estágios o momento de cada uma das capitais brasileiras e seus respectivos estados.
São quatro os estágios utilizados na classificação: “acelerado” como, infelizmente na maioria das cidades dos estados brasileiros; “desacelerado”, como em Macapá; “estável” como em outras cidades de quatro estados da Região Norte (Pará, Amazonas, Acre e Rondônia) além de cidades da Região Nordeste (Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas) e do estado do Rio de Janeiro; e “reduzido”, estágio que ainda não pode ser identificado em nem uma cidade de estado no Brasil.
A situação que alegra à população do estado e especialmente a nós que fomos levados a dar tantas notícias do tempo da aceleração é a constatação que Macapá está em estágio “desacelerado”. Infelizmente, este final de semana, contrastando com anormalidade podemos constatar alguns exageros de alguns cidadãos daqui, quando se valendo da abertura gradual promovida pela prefeitura da Capital, contribuíram para aglomeração o que pode prejudicar os resultados que estão sendo alcançados por todos e no rumo da vitória sobre o vírus.
Precisamos ter cautela também no momento da transição do isolamento para a vida em grupo, que é o objetivo de todos.