A seleção será pelas notas do Enem de 2019 ou avaliação de renda familiar, como detalhado no Edital.

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou os cursos e vagas para bolsas integrais e parciais disponíveis em universidades privadas.
No Amapá, são 355 vagas disponibilizadas para 52 cursos por faculdades particulares em 4 municípios. A consulta de vagas pode ser feita no site do Prouni.
Essas são oportunidades para o segundo semestre deste ano. As inscrições iniciam na próxima terça-feira, dia 14 de julho e seguem até as 23h59min do dia 17 de julho.
O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio Enem (Enem) e a avaliação da renda familiar.
Podem se candidatar, segundo o edital: a) quem não tiver diploma de graduação; b) quem cursou o ensino médio completo em escola da rede pública; c) quem cursou o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; d) quem cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e) quem tiver algum tipo de deficiência; e f) professores que atuam da rede pública de ensino.
Para fazer a inscrição, será necessário criar uma conta “gov.br” por meio de cadastro no “Login Único” do governo federal. A seleção será feita em uma única etapa, com a nota do Enem 2019.
É possível escolher até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. A maioria das vagas ofertadas no Amapá é para ensino à distância (EaD).

Confira a disponibilidade de bolsas por município:
1) Macapá: 316 integrais e 27 parciais, em 45 cursos;
2) Santana: 8 integrais, em 4 cursos;
3) Laranjal: 4 integrais, em 3 cursos.
Este não é o único programa do Ministério da Educação (MEC) com datas alteradas para o segundo semestre. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite a candidatos disputarem uma vaga em universidades públicas pelo país, abriu inscrições na terça-feira, dia 7.

Cronograma do Prouni do 2° semestre de 2020
– Divulgação das vagas: 7 de julho;
– Abertura das inscrições: 14 de julho;
– Encerramento das inscrições: 17 de julho (até 23h59min);
– Primeira chamada: 21 de julho;
– Segunda chamada: 4 de agosto;
– Lista de espera: 24 de agosto.