Enquanto a deputada federal Marcivânia Flexa anunciava a sua pré-candidatura ao cargo de prefeito de Santana, a Frente por Santana, formada pelos pré-candidatos Bala Rocha (PP), Isabel Nogueira (PT) e Jory Oeiras (DC) recebia o apoio formal do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM) e dos deputados federais Luiz Carlos (PSDB) e André Abdon (PP). Segundo os entendimentos havidos entre os pré-candidatos da Frente por Santana, na primeira quinzena de agosto será realizada uma pesquisa e quem dos três estiver à frente será o candidato a prefeito.

ELEIÇÕES 2020: MACAPÁ
Depois do deputado estadual do Psol, Paulo Lemos anunciar que havia possibilidade das esquerdas no Amapá se mobilizarem para formar uma frente, o pré-candidato da Rede sustentabilidade, Rubem Bemerguy, em entrevista recente disse que pode integrar uma frente política da esquerda “para impedir que os candidatos ligados ao Governo Bolsonaro” sejam eleitos. Não disse, entretanto, quais os prováveis ou esperados coligantes dessa frente.

OPERAÇÃO SÍNDICUS II
A Polícia Federal deflagrou, na sexta-feira que passou, dia 24 de julho, a Operação Síndicus II que combate a constituição de sindicatos considerados falsos, criados com o objetivo, segundo as denúncias, de criar a condição para que um grupo, considerado uma organização criminosa, controle a Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap). O mandado judicial que autorizou a suspensão das atividades dos sindicatos lista, apenas nesta segunda fase, 10 (dez) sindicatos. Antes já tinham sido suspensas as autorizações de outros 7 (sete) sindicatos. Agora são 17 (dezessete).

RISCO DE CONTÁGIO DA COVID-19
A Texas Medical Association através do grupo de médicos que compõe a força-tarefa da TMA, estabeleceu em uma escala de 1 a 10, de quanto é o risco regular da transmissão da Covid-19. Assim é que o risco 1, o menor, é a ação de abrir cartas dos correios. O risco 2 é a ação de receber comida pra viagem. Ir ao supermercado está no grupo de ações do risco 3. O maior risco, o risco 9, está em 4 ações: ir a consertos ou shows, a estádio de futebol, a culto religioso com mais de 20% da capacidade, e frequentar bares. A lista completa está no site do TMA.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
O presidente da República, Jair Bolsonaro, ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), Ação Direta de Inconstitucionalidade, com pedido de medida cautelar, para conferir a interpretação conforme a Constituição Federal aos dispositivos do Código de Processo Penal que disciplinam a decretação de medidas cautelares, “a fim de assegurar a observância aos direitos fundamentais da liberdade de manifestação do pensamento, de expressão, de exercício do trabalho e do mandato parlamentar, além dos princípios de legalidade, do devido processo legal e da proporcionalidade”.

DIA DOS AVÓS
Aconteceu no domingo, dia 26 de julho, a celebração do Dia dos Avós em todo o Brasil. Este ano com o aditivo da quarentena que afasta avós de netos. A comemoração do Dia dos Avós em 26 de julho é uma referência à comemoração do dia de Santa Ana e de São Joaquim, que, segundo a tradição da igreja católica e evangelhos apócrifos, seriam pais de Maria e, por isso, avós de Jesus Cristo. Embora, nos evangelhos oficiais que compõem originalmente a Bíblia, a genealogia de Maria não seja descrita.