O prefeito Clécio Luis, no dia 22 de agosto, pediu, em carta, a desfiliação do partido Rede Sustentabilidade. Os motivos teriam sido a forma grosseira como o prefeito foi tratado pelos seus ex-colegas de partido, tendo como pano de fundo o anúncio de que apoiaria o pré-candidato do DEM, Josiel Alcolumbre. Assim se desfaz uma estrutura política que vinha conquistando postos ao longo dos últimos 10 anos. Clécio, para seu primeiro mandato de prefeito disputou pelo Psol, partido pelo qual era vereador, depois se mudou para a Rede que agora deixa e fica sem partido.

DISPUTA EM SANTANA
Em Santana, município com mais de 78 mil eleitores, a Frente por Santana, nomenclatura usada para definir um grupo provisório enquanto se buscava, por pesquisa de intenção, quais os nomes mais aceitos pelo eleitorado local. Deu Bala Rocha (PP), que traz como pré-candidata a vice-prefeito a pedagoga e política Isabel Nogueira. Assim, pelo menos três grupos vêm se consolidando para disputar a eleição em Santana: o de Bala Rocha, o de Marcivânia Flexa e o do atual prefeito Ofirney Sadala. O eleitor santanense, ao que tudo indica, não pode reclamar de falta de opção.

MESÁRIOS E MEMBROS DA MESA RECEPTORA
No dia 18 de agosto começou o prazo para que os juízes eleitorais nomeiem os mesários e os membros das mesas receptoras de votos e de justificativas, bem como os eleitores que atuarão no apoio logístico dos locais de votação das eleições municipais de 2020. O período se estende até o dia 16 de setembro. As datas foram alteradas com a Emenda Constitucional nº 107/2020, que, em razão da pandemia, adiou o pleito para 15 e 29 de novembro (1º e 2° turnos).

MACAPÁ DIGITAL
A Prefeitura de Macapá lançou na quarta-feira, dia 26 agosto, o programa Macapá Digital, que tem o objetivo de dar continuidade ao projeto de modernização de serviços de gestão do Executivo municipal. Novas tecnologias, inovações, sistema de cadastro multifinalitário e ideias sustentáveis foram discutidos durante a apresentação do programa que trará facilidades no gerenciamento de informações entre a gestão pública e a população de Macapá. Durante o evento, foi apresentado o novo sistema de informações multifinalitárias da Prefeitura de Macapá em que, primeiramente, foi realizado o cadastro multifinalitário, que é o início do projeto Macapá Digital.

EMENDA CONSTITUCIONAL 108
Foi promulgada a Emenda Constitucional 108, que amplia o alcance e torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A sessão solene no Plenário do Senado, com a participação de parlamentares pessoalmente e pela internet. O Fundeb foi criado em 2007 de forma temporária e é uma das principais fontes de financiamento da educação no país. Sem a mudança constitucional, o fundo expiraria em 31 de dezembro deste ano.

ADVOGADOS E MAGISTRADOS
A advocacia conquistou uma importante vitória publicada na tarde de terça-feira, dia 25 de agosto. Em julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4330, que teve atuação da OAB como amicus curiae defendendo a categoria. O ministro Gilmar Mendes assegurou o direito de advogados e advogadas serem recebidos em audiência por magistrado, independentemente de hora marcada, como previsto pelo artigo 7º, inciso VIII, do Estatuto da Advocacia, Lei 8.906, de 1994.