Provas são voltadas para certificação da educação básica. Para participar da prova do ensino fundamental é preciso ter 15 anos completos na data da aplicação e 18 anos completos na data da prova para o ensino médio.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, divulgou durante participação no webinário promovido pelo portal de educação e-docente, na última quarta-feira, 23 de setembro, que devido à pandemia do coronavírus, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2020 serão aplicadas em abril de 2021.
Segundo Lopes, a previsão era que as provas fossem realizadas em dezembro desse ano, mas por se tratar de uma avaliação que conta com milhares de participantes em suas edições, o instituto decidiu adiar para o próximo ano por conta da impossibilidade de assegurar com efetividade o controle em relação à prevenção de Covid-19.
“No ano passado aplicamos a prova do Encceja para 3 milhões de pessoas, então por uma questão de controle de saúde, o que vamos fazer esse ano serão provas menores, as maiores estão sendo colocadas para o ano seguinte. Durante os meses de janeiro e fevereiro estamos tomados pela aplicação do Enem e não podemos fazer o Encceja junto”, afirmou Lopes.
O edital com as datas e cronograma completo ainda não foi divulgado pelo Inep. A participação no Encceja é gratuita e voluntária.

Sobre o Encceja
As provas do Encceja são aplicadas anualmente com o objetivo de avaliar e certificar brasileiros que moram no Brasil e no exterior, inclusive os que estão privados de liberdade e não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio em idade adequada. Para participar da prova do ensino fundamental é preciso ter 15 anos completos na data da aplicação e 18 anos completos na data da prova para o ensino médio.

O Encceja 2020 será realizado em abril de 2021. Essa é a informação oficial do presidente do Inep.