O Ministério da Economia anunciou a reabertura para atendimento presencial das agências do INSS em todo o país, a partir do dia 14 de setembro, mas no Estado do Amapá a retomada não vai acontecer, informou a gerência regional do órgão. O Instituto explicou que está se preparando e tomando todas as providências para adequação das medidas de segurança para evitar contaminação pelo novo coronavírus. A previsão é começar a abrir as agências aqui no Amapá de forma gradual a partir de 21 de setembro, mas a data será confirmada na próxima semana.

CÍRIO MODIFICADO
A comissão organizadora do Círio 2020 em Macapá anunciou na sexta-feira, dia 11 a programação oficial da véspera e do dia que é considerado o ponto alto da festividade para Nossa Senhora de Nazaré, no segundo domingo de outubro. A tradicional procissão, que nos últimos anos teve participação de cerca de 200 mil pessoas, será transformada este ano em percursos de imagens em veículos. As celebrações religiosas também acontecerão descentralizadas, nas igrejas chamadas “matrizes” das paróquias.

UBS DO CURIAÚ
A Prefeitura de Macapá concluiu esta semana as obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde Hilda Iléia Sant’Anna Ramos, na comunidade quilombola do Curiaú. A UBS recebeu serviços de revitalização para melhor atender a comunidade. Foram feitos serviços de recuperação das partes elétrica e hidráulica, troca de lâmpadas, recuperação do telhado, pintura, instalação de refletores, substituição de equipamentos, além da manutenção e substituição das centrais de ar. Os serviços foram executados pelo Mutirão da Saúde.

PARCERIA NAS ELEIÇÕES 2020
O presidente do TRE-AP, desembargador Rommel Araújo reuniu com o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Amapá, Coronel Wagner Coelho visando a parceria para as eleições municipais. Dentre os assuntos abordados se destacou a distribuição e armazenamento de 15 Pallet de álcool em gel 70%, que serão distribuídos nas seções eleitorais do estado. Durante a reunião uma das principais preocupações do presidente do TRE, desembargador Rommel Araújo, foi a distribuição segura do álcool 70%, para as zonas eleitorais, visto que é um material inflamável e precisa ser manuseado e transportado de forma segura para todo o estado, seguindo as recomendações do Corpo de Bombeiros do Amapá.

BALA TEM SUA CANDIDATURA CONFIRMADA EM SANTANA
Com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foi realizada a convenção que definiu as candidaturas para prefeito e vice-prefeito do município de Santana nas eleições municipais deste ano. A coligação Frente por Santana, PP/PT/DEM/PSDB/DC escolheu como candidato a prefeito o ex-senador Sebastião Bala Rocha, e para candidata a vice-prefeita Izabel Nogueira. Os cinco partidos da coligação lançaram, todos, em torno de 80 candidatos a vereador. Santana oferece 15 vagas na Câmara Municipal e o provável quociente eleitoral está estimado em torno de 3.900 votos.

MERCADO CENTRAL COMPLETOU 67 ANOS
O Mercado Central, um dos símbolos da cidade de Macapá, recentemente restaurado e tornado cartão postal da cidade completou 67 anos de muita história e tradição dia 13 de setembro. O espaço foi inaugurado dia 13 de setembro de 1953, pelo então governador Janary Nunes e o prefeito Claudomiro de Moraes. Para a época, a construção do Mercado Central foi considerada uma obra gigantesca e tinha como finalidade comercializar produtos da floresta, que eram desembarcados pelo Trapiche Eliezer Levy. O Mercado Central foi, por muito tempo, o espaço de compras de alimentos e de encontros dos amapaenses. Hoje tem outra proposta.