Josiel Alcolumbre, Clécio Luis e Ofirney Sadala estão em quarentena e assistidos por médios e paramédicos na evolução do quadro de saúde de cada um.
A Covid-19 tem afetado diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas tem apresentado sintomas de leve a moderado da doença e não precisaram ser hospitalizadas.
É o que pode estar acontecendo com os prefeitos de Macapá e Santana, Clécio Luis e Ofirney Sadala, e o candidato a prefeito de Macapá Josiel Alcolumbre.
As condições dos prefeitos e dos candidatos, de exposição permanente, mesmo procurando manter-se fora de aglomerações, se expõem aos ricos de ser acometido pela doença.
Os três políticos estão afastados de suas funções e em quarentena, medicados e informando regularmente as suas condições de saúde para os médicos e paramédicos que acompanham cada um deles e que foi testado positivo para a Covid-19.
Mais uma vez fica o alerta para que a população identificar os sintomas mais comuns da doença. São eles: febre, tosse seca e cansaço. Os sintomas menos comuns são: dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Os sintomas graves são: dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito e perda de fala ou movimento.
Qualquer desses grupos de sintomas recomenda que a pessoa recorra ao atendimento médico imediato.
É importante lembrar para ligar antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais. Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.
Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.

O candidato do DEM, Josiel, e o prefeito de Macapá, Clécio Luiz foram testado positivo para a Covid-19 e estão em quarentena.