O quociente eleitoral varia sempre, conforme o aumento de comparecimento do eleitor, mas dá para fazer previsão.
O primeiro turno das eleições municipais de 2020 está programado para ser realizado no dia 15 de novembro depois de ser promulgada, pelo Congresso Nacional, a Emenda Constitucional 107 que adiou por 42 dias as eleições no primeiro turno. O 2.º turno só pode acontecer em Macapá e está confirmado para o dia 29 de novembro, se for necessário.
Os candidatos, depois terem devidamente registradas as suas candidaturas, precisam organizar a sua estratégia de campanha, com o objetivo de alcançar a meta do número de votos necessários para eleger-se.
O quadro abaixo apresenta o número de eleitores inscritos para votar nestas eleições de 2020 e o provável quociente eleitoral para cada município, isso se forem mantidas as médias das últimas 4 eleições para: abstenção, votos nulos e votos em branco.
Municípios têm diferentes números de eleitores aptos a votar e por isso devem ser produzidos, para cada município, números diferentes de votos válidos (descontados do comparecimento, os votos brancos e nulos).
Para quem acompanha de muito as eleições, existe indicadores que levaram aos números apresentados no quadro, para o quociente eleitoral, que vai ser decisivo para saber os eleitos em 15 de novembro.
O problema do município de Itaubal evidencia erro, ou do TSE ou do IBGE, pois aquele município não pode ter o número de eleitores aptos a votar maior que a sua população. Um dos dois, ou o TSE ou o IBGE está informando número muito errado.

O quadro é uma ferramenta importante para os candidatos e os coordenadores de campanha aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.