Tudo feito de forma caseira: óleos, azeite, café, ervas naturais, legumes, argilas, mel, açúcar, entre outros.
A oficina “Cosméticos naturais para uso pessoal” aconteceu dia 4 de setembro, no Bioparque, como parte da programação da Semana da Amazônia. A qualificação ofertada foi totalmente gratuita e atraiu muitos participantes.
Durante as aulas, tanto práticas como teóricas, oficineiros puderam conhecer os diferentes processos e formulações sobre o preparo de sabonetes, máscaras esfoliante, facial e de argila, hidratante corporal, pomada, demaquilante e tônico facial. Tudo feito de forma caseira e com elementos da região Amazônica, tais como óleos, azeite, café, ervas naturais, legumes, argilas, mel, açúcar, entre outros.
A cosmetóloga Fabrícia Monteiro foi a palestrante. Ela abordou alternativas para a higiene e manutenção da pele e do cabelo.
“O que estamos fazendo aqui é uma demonstração de que é possível utilizar produtos caseiros do dia a dia que temos em casa para cuidar da pele e do cabelo”, observou.
Ela disse que todas as formulações, até mesmo as industrializadas, começam como primárias. “Nossas fórmulas com produtos caseiros e naturais funcionam e são comprovadas cientificamente”, garantiu.
A proposta da oficina foi apresentar fórmulas naturais com propriedades terapêuticas que vão auxiliar no bem-estar corporal. Os cosméticos naturais são amplamente difundidos no mercado, porque são produtos fabricados de modo convencional, mas que possuem, em sua formulação, uma porcentagem de ingredientes naturais.
Ainda durante as oficinas, os participantes puderam conhecer as receitas e adquirir conhecimento para criar suas próprias fórmulas, de acordo com suas necessidades. Além disso, foram passados conhecimentos básicos e os benefícios dos cosméticos naturais comparados aos produtos industrializados.
Atualmente, existe uma tendência para novos hábitos naturais, com foco no desenvolvimento sustentável para evitar a degradação do meio ambiente. Oferecer essa oficina à comunidade foi uma boa iniciativa do Bioparque da Amazônia.

Semana da Amazônia: oficina de cosméticos naturais aborda uso de receitas caseiras com matérias-primas da região.