Estamos a um mês das eleições para a escolha do novo prefeito e dos novos vereadores à Câmara Municipal de Macapá.
As realizações do atual prefeito, Clécio Luis, têm sido o marco divisor de água para os candidatos ao cargo hoje ocupado por Clécio. A maioria dos 10 candidatos está tratando a administração do prefeito com extremo cuidado, pois sabem muito bem que qualquer ataque mal feito pode representar a eleição perdida antes de ela ser realizada.
Os aliados do prefeito saem na vantagem e podem garantir, por decisão do eleitor, uma das vagas no provável segundo turno, considerando a distribuição dos votos por 10 candidatos que estão, até este momento, em disputa para chegar à prefeitura de Macapá.
Com mais aliados e, em consequência, com mais tempo de televisão, o candidato Josiel Alcolumbre aparece com chances reais de ir ao segundo turno e, pelo que tudo indica, chegando em primeiro lugar na contagem dos votos no dia 15 de novembro,
Apesar das dificuldades serem muito grandes para atingir 50% do total de votos válidos mais um voto, para vencer a eleições no primeiro turno, essa possibilidade não está fora de cogitação entre aqueles que estão no comando da campanha dos candidatos da coligação “Macapá em Primeiro Lugar” formada por 12 partidos que entregaram aos candidatos desse conjunto de partidos, mais da metade do tempo de televisão e do rádio.
Os outros candidatos estão surpreendo aqueles que não vivem a política, pois para aqueles que já acompanham a política por aqui há muito tempo, não causa surpresa, uma vez que o eleitor quer novidade, quer novas pessoas no comando dos seus interesses coletivos.
Vivemos, em Macapá, um momento difícil considerando a infraestrutura instalada, principalmente quando o assunto é fornecimento de água tratada e coleta de esgoto sanitário.
O eleitor precisa ser seletivo, convicto e objetivo na escolha do prefeito de Macapá que assume no dia 1.º de janeiro de 2021, para um mandato de 4 anos.