A atividade, organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) foi realizada em parceria com o MP Eleitoral e forças da segurança pública do Amapá.
O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), representado pelo promotor eleitoral Horácio Coutinho, que atua na 6ª Zona (ZE) de Santana, participou no último sábado (24), da “Blitz da Democracia”, naquele município.
A atividade, organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) foi realiza em parceria com o MP Eleitoral e forças da segurança pública do Amapá. O objetivo foi combater a propaganda eleitoral irregular e outros ilícitos eleitorais na cidade, no âmbito das Eleições 2020.
A ação foi coordenada pela juíza Eleitoral da 6ª ZE, Aline Perez. A operação contou com o apoio da Polícia Militar (PM), do Exército Brasileiro (EB), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros Militar, do Grupo Tático Aéreo (GTA), Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de Santana e Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM).
“Nossa Blitz da Democracia foi realizada com sucesso. Estamos todos unidos zelando por um pleito isonômico, com igualdade para todos os candidatos. Agradeço todos os envolvidos”, comentou a juíza Aline Perez.
De acordo com o promotor Eleitoral Horácio Coutinho, a Operação Blitz da Democracia, além da fiscalização é também educativa, visando contribuir na conscientização e prevenção das irregularidades eleitorais, bem como de executar o policiamento ostensivo e preventivo, a fim de promover a segurança nas vias urbanas.
“Parabenizo a juíza Aline Perez pelo sucesso da atividade coordenada por ela. O MP Eleitoral de Santana coloca-se à disposição da 6ª Zona para outros trabalhos em conjunto. Também congratulamos todas as outras instituições que participaram da Blitz pela Democracia. Juntos somos mais fortes. Que a população tenha a liberdade de eleger o candidato que ela considera melhor para Santana”, frisou Horácio Coutinho.

MP Eleitoral
O MP Eleitoral não possui estrutura própria, mas uma composição mista: membros do MPF e do Ministério Público do Amapá (MPAP). O MP Eleitoral atua em todas as fases do processo eleitoral. Nas eleições municipais, atuam os promotores eleitorais. Os procuradores regionais são responsáveis pelas ações contra candidatos aos cargos de governador, deputado e senador, pois o julgamento cabe ao TRE. Também atuam nos recursos contra as decisões dos juízes de primeiro grau.

De acordo com o promotor Eleitoral Horácio Coutinho, a Operação Blitz da Democracia, além da fiscalização é também educativa.