O candidato a prefeito de Macapá que somar 110 mil votos vence a eleição no primeiro turno.
A 36 dias do dia da eleição, 15 de novembro, os candidatos começam hoje a propaganda no horário eleitoral gratuito. Uma nova fase que, a partir das eleições de 2018, se viu reequilibrada pela força das redes sociais, experimentada com sucesso nas eleições regionais e nacional.
Desde o resultado das eleições de 2018 os coordenadores de campanha, os dirigentes de partidos e os próprios candidatos estão tendo, nas duas formas de promoção do candidato e do seu programa de governo, o cuidado de aproveitar o que tem de melhor cada um dos métodos.
A perda da primazia do horário eleitoral ainda é muito discutida e a prova definitiva pode ser o resultado das eleições de 2020, quando os candidatos a prefeito usarão, dentro dos limites da lei, os seus predicados de convencimento, mas o teste definitivo pode ser a eleição para vereador, pela forma que a televisão e o rádio estão atendendo os que pretendem uma vaga em uma das câmaras municipais.
Outra preocupação, principalmente dos coordenadores de campanha, está na motivação do eleitor para votar. Em tempo de não aglomeração, ir para uma fila de votação em um dos locais de votação é uma questão que precisa ser avaliada. É possível que essa situação acabe por prejudicar o comparecimento dos eleitores para votar em suas respectivas zonas eleitorais.
A abstenção tem sido alta nas eleições em “condições normais” que, somando com os votos brancos e nulos, se apurou em 2012, no primeiro turno, em Macapá, 20,15% (em disputa acirrada) e, em 2016, também em Macapá, se chegou a 24,50% dos eleitores aptos a votar.
Suponhamos que, em virtude da pandemia, a soma de eleitores que não comparecerem para votar com os votos em branco e nulo, esses “votos perdidos” cheguem a 25% dos eleitores aptos a votar. Como estão aptos a votar, em Macapá, em 2020, 292.718 eleitores, isso que dizer que serão considerados votos válidos em torno de 219.238. Assim para um candidato a prefeito “levar” a eleição no primeiro turno precisa fazer 110 mil votos.

As eleições de 2020, no Amapá, têm 517.502 eleitores aptos para votar, segundo o TSE. Destes, 292.718 no município de Macapá, representando 55,56% do eleitorado.