Além disso, o exame de sorologia segue sendo ofertado no Laboratório Covid, localizado na Avenida FAB; e no Laboratório Covid móvel da Carreta da Saúde, localizado na praça da Rodovia do Curiaú.
A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferta para detecção de Covid-19 os exames de sorologia, RT-PCR e teste rápido. Todos estão disponíveis nas três unidades vocacionadas ao atendimento de pacientes sintomáticos.
“Hoje, o município tem dois campos de testes, um para pacientes sintomáticos e outro para pacientes assintomáticos. Isso significa que conseguimos diagnosticar mais e, consequentemente, tratar melhor os pacientes positivos, evitando assim uma contaminação maior da Covid-19”, destaca a secretária municipal de Saúde, Gisela Cezimbra.

Exame para sintomáticos
A população pode buscar os serviços nas UBS’s Lélio Silva, Álvaro Corrêa e unidade Santa Inês quando apresentar os sintomas iniciais da contaminação da doença, como febre, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade respiratória para receber uma avaliação. Se após a avaliação clínica o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela Saúde municipal, como sugestão terapêutica e realização de exames.
O exame sorológico é coletado nas unidades de saúde e enviado para um laboratório particular para fazer a análise. Atualmente, o resultado da sorologia está sendo divulgado em até 72 horas pela internet. O exame de RT-PCR utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo. Ele é o exame indicado para quem está com sintomas da Covid-19. A coleta é realizada por técnicos do município e a amostra é enviada para a análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen).
Já o teste rápido usado no município possui regulação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é adequado para triagem médica preliminar ou de emergência. Ele detecta a presença do IgG e IgM. O resultado deste exame ocorre em até 30 minutos depois da testagem.

Testagem de assintomáticos
A testagem de pacientes assintomáticos ocorre no Laboratório Covid da Avenida FAB e o laboratório Covid móvel da Carreta da Saúde. O laboratório da FAB funciona desde agosto, de segunda a sábado, das 7 às 22h. Já na carreta, o funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta. Para fazer a testagem é necessário apenas um documento oficial com foto.
O exame ofertado nesses dois locais é a sorologia para assintomáticos. Este exame é capaz de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG ou IgA e IgG no sangue. Ou seja, o resultado do teste diz se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 e o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença.
A Prefeitura de Macapá segue orientando a população sobre os métodos básicos de higiene para evitar a proliferação do novo Coronavírus. Nesse período de pandemia, os cuidados com a higiene pessoal são importantes para que cada pessoa faça a sua parte, evitando lugares com grande aglomeração, utilizando máscara e mantendo a distância mínima de um metro e meio.

A testagem de pacientes assintomáticos ocorre no Laboratório Covid da Avenida FAB e no laboratório Covid móvel da Carreta da Saúde.