Em Santana estão aptos a votar 78.332 eleitores para eleger o prefeito, o vice-prefeito e 15 vereadores.
O segundo colégio eleitoral do Amapá, Santana, segundo o TSE tem 78.332 eleitores aptos a votar e, historicamente, apresenta uma das menores abstenções, que é a diferença entre os eleitores habilitados e os que comparecem, no dia da eleição, para votar.
A eleição em Santana é decidida no primeiro turno, pois tem menos eleitores do que o limite estabelecido pela Norma para haver segundo turno. Para que isso aconteça o primeiro indicador é de que os eleitores aptos superem 200.000.
Com esse histórico e sendo o menor município em área de todo o Estado do Amapá, com apenas 1.541,22 km2, cabendo, por exemplo, quase 20 vezes no município de Laranjal do Jari, que tem 30.699,78 km2, ostenta a posição de ser o município com o segundo colégio eleitoral do Amapá, colocando-o como importante município, também no aspecto eleitoral.
São nove os candidatos que disputam o cargo de prefeito em Santana, nas eleições de 2020. Cinco coligações apresentam cinco chapas com candidato a prefeito e vice-prefeito: “Frente por Santana”, apresenta Bala Rocha – 11; “Pra Reconstruir Santana” apresenta o candidato Dilson Borges – 15; “Pra Santana Seguir Avante”, apresenta o candidato à reeleição Ofirney Sadala – 70; “Renova Santana”, apresenta a Professora Marcivânia – 65; e “Por Uma Nova Santana”, que apresenta Rarison Richard – 10.
Os quatro candidatos que concorrem “solteiros”, isto é, são indicados por um partido, são os seguintes: apresentado pelo PSB, Maurício Medeiros – 40; apresentado pelo Cidadania, Professor Serginho – 23; apresentado pelo PRTB, Tenente Antônio Luiz – 28; e o apresentado pelo Podemos, professor Ray Rosa – 19.
Além dos candidatos a prefeito, o eleitor santanense ainda vai eleger 15 vereadores para representar os interesses da população santanense na Câmara Municipal de Santana.
Como a eleição, em Santana, não tem segundo turno, o eleito será conhecido até às 20 horas do dia da eleição, 15 de novembro.

A praça no centro de Santana é o palco das questões políticas e sociais do município, às vezes está bem tratada, outras nem tanto.