Boates, bares e balneários voltaram a ser fechados desde o dia 28 e seguem assim até o dia 3 de novembro.
Em coletiva de imprensa realizada no começo da noite de terça-feira, dia 27, a Prefeitura Municipal de Macapá e o Governo do Estado do Amapá confirmaram o alerta em relação aos números crescentes da Covid-19.
Nos últimos dias a capital tem registrado alta procura por atendimento e dispensação de receitas nas UBSs Covid. Além de Macapá, Santana, Calçoene e Amapá estão no risco de classificação vermelho.
Para o governador do Estado, Waldez Góes, foram baixadas regras para valer em todo o Estado e o prefeito de Macapá tomou a mesma decisão, demonstrando o alinhamento administrativo adotado pelo Estado e pelo município da Capital.
“Alinhados, optamos por suspender por sete dias as atividades políticas públicas em ruas e avenidas, evitando aglomerações, bandeiradas, reuniões e afins por sete dias. Suspendemos o serviço público não essencial no âmbito do estado; e começaremos a interferir nas atividades privadas não essenciais, diminuindo o horário de funcionamento, estabelecendo limites e em alguns casos suspendendo mesmo a atividade”, anunciou o governador do Amapá, Waldez Góes.
Desde o dia 27 as equipes de fiscalização sanitária e órgãos de Segurança Pública retornam a atuação mais intensa nas ruas de Macapá e Santana para orientar os empreendedores afetados com o novo decreto.
Atualmente na 9° etapa de retomada das atividades econômicas e sociais, Macapá volta a ter proibições mais rígidas: boates, bares e balneários voltam a ser fechados, por sete dias. Serviços não essenciais do poder público municipal e atividades comerciais também terão alterações no horário de funcionamento.
“Essas atividades foram consideradas por nós como as que realmente geram aglomeração e, consequentemente, contaminação. Nós preservamos a atividade dos restaurantes, por exemplo, mas diminuímos os horários: era até 00h, puxamos para às 22h. Minibox, mercearias, supermercados voltam a funcionar até 21h. E ainda tem no decreto várias atividades que terão horário reduzido. Vamos estar em alerta nos próximos sete dias, para ver se a gente consegue conter isso”, complementou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

O prefeito Clécio Luis durante coletiva que parou com a campanha eleitoral de rua.