Foram doados ao TRE/AP máscaras e faceshield, máscaras de proteção, adesivo de distanciamento social, e pôster informativo sobre cuidados sanitários que serão usados nas eleições municipais.
O Tribunal Regional Eleitoral o Amapá recebeu produtos e materiais necessários para a prevenção da Covid-19 que serão usados nos locais de votação e seções eleitorais durante as Eleições 2020.
O lote que chegou ao Estado foi de álcool em gel 70%, máscaras e faceshield, adesivo de distanciamento social e pôster informativo sobre cuidados sanitários.
Os equipamentos de proteção serão doados para mesários, como máscaras e proteções faciais (face shield), bem como álcool em gel para utilização dos eleitores e adesivos para marcar o distanciamento social nas filas.
A doação foi feita por parte de 26 empresas e instituições que se cadastraram junto ao TSE.
Segundo Suellen Gemaque, Chefe da Seção de Gestão de Material do TRE-AP, foram recebidos 8.103 frascos de 500 ml de álcool em gel 70%; 7.690 frascos de 200 ml de álcool em gel 70%; 7.937 Face Shield; 35.278 máscaras de proteção; 7.447 adesivos de distanciamento social, 3.053 pôsteres informativos sobre cuidados na hora de votar, que serão distribuídos nas escolas onde têm sessão de votação.
A entrega do material faz parte do protocolo sanitário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando à segurança das Eleições Municipais 2020 face à pandemia da COVID-19.
No dia da votação, o protocolo contempla a obrigatoriedade do uso de máscaras nos locais de votação, bem como a higienização das mãos pelos eleitores com álcool em gel antes e depois da votação, além do uso constante do mesmo pelos mesários durante os trabalhos. Também será realizada a desinfecção de objetos e superfícies com álcool líquido.
Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, graças a essa mobilização foi possível obter materiais e equipamentos de segurança, bem como administrar as complexas operações de logística da distribuição desses materiais e equipamentos sem qualquer gasto público.
“Essas entidades de classe e empresas merecem o reconhecimento do TSE e do país”, enfatiza o ministro.

Foram 26 empresas que doaram os materiais para ser usados no dia da eleição municipal, 15 de novembro.