Prefeitura precisou de dois dias para desobstruir os canais que são importantes no escoamento das águas de chuva.
Em apenas dois dias de limpeza, a Prefeitura de Macapá retirou cerca de 230 toneladas de lixo que estavam obstruindo bueiros e canais que cortam a cidade.
A ação preventiva tem como objetivo evitar as enchentes provocadas pelas chuvas mais intensas que, consequentemente, alagam vias e invadem residências. O serviço, realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, conta com o auxílio de máquinas retroescavadeiras, caçambas e escavadeira hidráulica.
No canal das Pedrinhas com a rodovia Juscelino Kubitscheck, 90 toneladas de entulho foram removidas. Máquinas fazem a dragagem retirando o lixo e o excesso de lama. Além disso, todo o mato que se acumula ao redor do canal está sendo roçado e retirado. Isso ajuda a minimizar os riscos de inundações. Restos de materiais de construção, móveis, carcaças de eletrodomésticos, pneus, garrafas PET e de vidro, e até lixo domiciliar, se acumulavam nas margens do canal.
“A quantidade de lixo retirada diariamente de dentro dos canais e bueiros retrata a falta de conscientização ambiental de uma parcela da população que, mesmo sem se dar conta, vem contribuindo para a obstrução desses locais. Do simples copo descartável ao sofá quebrado, todo o material descartado de forma irregular em via pública é arrastado para dentro dos canais, bloqueando a tubulação e obstruindo por completo o escoamento da água e, consequentemente, provocando transtornos à população”, mencionou o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Gonçalves.
Na extensão do canal do Beirol, o volume de lixo retirado chegou a 52 toneladas. Grande parte dos trabalhos ainda está ocorrendo com a ajuda de máquinas pesadas. No canal do bairro Nova Esperança, além do trabalho com o auxílio de caçambas e escavadeiras hidráulicas, profissionais precisaram fazer o serviço manual pela grande quantidade de garrafas PET, sacolas plásticas e mato.
Ao longo do canal da Raimundo Álvares da Costa, 36 toneladas de entulho foram retiradas. No entorno do deck da Rua Hildemar Maia, durante a limpeza, 7 toneladas foram removidas pela prefeitura, entre copos descartáveis, papelão e vidro.
“O Município faz todo um trabalho de prevenção. Mas, se a população não ajudar, todas as vezes no período invernoso ou até mesmo quando ocorrer chuvas intensas ocorrerão alagamentos e transtornos”, concluiu o secretário.

Manutenção
A Prefeitura de Macapá mantém um cronograma diário de ações de limpeza e manutenção nas áreas de influência de canais e bueiros para atender as demandas referentes aos serviços de limpeza manual e manutenção dos sistemas de drenagem.
Também pede que a população denuncie a prática ligando para o Disk Denúncia, pelo número (96) 99970-1078 ou se dirigir ao prédio da Zeladoria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na zona sul de Macapá.

Desta vez os homens da Prefeitura de Macapá, com auxílio de máquinas foram até às cabeceiras dos canais de escoamento de águas pluviais.